Professora em Iporá utiliza cubo mágico para desenvolver raciocínio lógico

Projeto busca trabalhar o raciocínio lógico dos estudantes, incentivar a criatividade e a habilidade de pensar de maneira independente

Um projeto que usa o cubo mágico como ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico está movimentando as aulas de Matemática no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Ariston Gomes da Silva, em Iporá, no Oeste goiano.

O projeto Cubo Velocidade trabalha o processo de ensino da disciplina em atividades que envolvem alunos de três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, com a participação de 90 estudantes.

Segundo a professora de Matemática do CEPMG, Selma Pereira Martins, de 48 anos de idade e há 22 anos na rede pública estadual, “o projeto também incentiva a criatividade, a capacidade de resolver problemas em diferentes contextos e a habilidade de pensar de maneira independente”. O que, para a professora, pode ajudar a formar cidadãos com visões mais versáteis.

Selma explica que o Cubo Velocidade apresenta atividades naturais ao desenvolvimento dos processos psicológicos básicos. “Por meio dos jogos, os alunos vivenciam situações repetitivas, lidam com símbolos, pensam por analogia, produzem linguagem, capacitam-se para submeterem-se a regras, dão explicações, desenvolvem estratégias, estimulam seu raciocínio lógico e criam seu próprio conhecimento”.

A professora observa que a decisão de trabalhar com o projeto foi uma busca de alternativas para que os adolescentes possam desenvolver competências além do processo digital, bastante difundido atualmente com os usos de celulares e computadores. “O raciocínio lógico, a destreza manual, a visão espacial, a concentração e a atenção são atribuições nitidamente desenvolvidas a partir da prática do cubo mágico”, destaca.

Competição

Em outubro deste ano, Selma afirma que pretende realizar uma competição de cubo mágico entre os alunos nos moldes dos campeonatos promovidos pela World Cube Association (WCA), que é a associação mundial da modalidade.

A proposta da professora é executar o projeto Cubo Velocidade durante todo o ano de 2022 estendendo as atividades para outras turmas do CEMPG Ariston Gomes da Silva, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio.

Premiação

Premiada pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a professora está entre as 10 professoras de Goiás que conquistaram a premiação no Estado no ano de 2019. “Alguns de nossos alunos receberam medalhas de Ouro e de Prata pelas participações em edições anuais da OBMEP”, lembra ela.