Programa CNH Social realiza sonho de aposentado

O aposentado Valdenor Rodrigues Chaves foi a segunda pessoa com deficiência a ser contemplada pelo programa CNH Social. (Foto: Detran-GO)

A batalha do aposentado Valdenor Rodrigues Chaves, de 62 anos, para tirar a Carteira de Habilitação Especial terminou com final feliz. Ele foi a segunda pessoa com deficiência (PCD) a ser contemplada pelo programa CNH Social, realizado pelo Governo de Goiás por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).

O programa beneficia pessoas de baixa renda que querem obter, adicionar ou mudar a categoria da habilitação gratuitamente. Valdenor conta que sempre sonhou em tirar a sua Carteira de Habilitação Especial, participou do processo algumas vezes, mas foi reprovado. O seu filho mais novo, Marcelo Moraes, quis então presentear o pai e o inscreveu no programa CNH Social.

Marcelo preferiu não contar da inscrição. A ideia era surpreender o pai caso o mesmo fosse selecionado, o que acabou acontecendo. “Meu filho veio correndo me abraçar e falar que eu tinha sido selecionado, eu não entendi nada. Até que ele me contou que havia me inscrito no programa da CNH Social e que eu havia sido contemplado pelo projeto”, relata.

Com isso, todo o processo de habilitação do aposentado foi gratuito. Os beneficiados com a CNH Social recebem isenção de taxas como inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático, exame médico e psicológico. O candidato classificado dentro do número de vagas para PCD também se abstém de pagar pela junta médica. Por meio de parcerias com os Centros de Formação de Condutores (CFCs), são oferecidos ainda o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes gratuitos.

Superação

Por conta das reprovações passadas, Valdenor estava com as expectativas baixas e não conseguia acreditar que poderia enfim ter sua habilitação. “Na hora que Marcelo me contou, um filme passou pela minha cabeça. Eu estava com medo de ser reprovado novamente. Mas, assim que eu cheguei para abrir o processo foi tudo diferente, fui muito bem tratado em todas as etapas”, lembra.

Valdenor ressalta o quanto foi importante realizar suas aulas práticas com um bom instrutor.  Para ele, a dedicação de seu professor de direção, José Humberto, foi fundamental para sua aprendizagem e aprovação. Suas aulas e prova prática foram realizadas em um carro adaptado automático com direção elétrica.

Em fevereiro, Valdenor fez sua primeira prova prática e foi reprovado. Mas persistiu e foi aprovado no reteste. Recém-habilitado, Valdenor declara: “Não vejo a hora de poder dirigir por aí, vai ser mais uma superação na minha vida”.

Trabalho voluntário

Valdenor trabalhava na Celg como soldador em 1987 quando sofreu um acidente de trabalho. Foi eletrocutado por uma alta descarga elétrica e, em consequência disso, perdeu os membros superiores. “Desde então, sou pessoa com deficiência e me aposentei por invalidez. Mas isso nunca me desanimou, minha palavra de ordem é superação”, garante Valdenor.

Prova disso é que realiza, junto com a esposa Sandra do Socorro Reis Moraes, um trabalho voluntário em escolas estaduais e municipais em Goiânia. O projeto consiste em palestras motivacionais para jovens e adolescentes.

“Eu e Sandra achamos muito importante fazer esse trabalho social, ainda mais do jeito que a sociedade vai indo, muitos jovens ficam sem motivação. Nos encontros conversamos com eles sobre superação, levamos palavras motivacionais e usamos instrumentos musicais. Eu uso uma prótese e toco bateria. Os jovens ficam impressionados ao descobrirem que eu sou PCD e que toco bateria”, relata.