Rádio Agrodefesa entra no ar para fortalecer a defesa agropecuária

Disponível a partir desta quinta-feira (13/02), primeiro programa da Rádio Agrodefesa traz assuntos como colheita da soja em Goiás (Imagem: Agrodefesa)

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) lança, nesta quinta-feira (13/02), a Rádio Agrodefesa, um novo canal de comunicação voltado para levar informações relevantes sobre defesa agropecuária em Goiás e no Brasil.

O programa tem o objetivo de orientar sobre as principais ações e as novidades do setor para produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes e a população em geral.

Criado pela Comunicação Setorial da Agência, a Rádio Agrodefesa será um espaço dedicado à divulgação de orientações técnicas, normativas e campanhas sanitárias, além de abordar temas relacionados à sustentabilidade no campo e produção de alimento seguro.

Durante os programas, serão apresentados assuntos sobre sanidade animal e vegetal, inspeção, educação sanitária, fiscalização agropecuária, tecnologia, análise de laboratórios, curiosidades, entre outros.

O novo canal de comunicação foi veiculado em plataformas digitais e está acessível a qualquer pessoa interessada em se manter atualizada sobre defesa agropecuária. É só acessar por meio do link: https://goias.gov.br/agrodefesa/radio-agrodefesa/.

O lançamento ocorre no Dia Mundial do Rádio, celebrado em 13 de fevereiro.

De acordo com o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, com essa iniciativa, a agência busca ampliar o acesso à informação de forma rápida e acessível.

“A defesa agropecuária é um pilar essencial para o desenvolvimento do agronegócio e da economia goiana. Por meio da Rádio Agrodefesa, poderemos disseminar conhecimento e conscientizar ainda mais sobre boas práticas e legislação sanitária”, destaca.

O chefe de Comunicação Setorial da Agrodefesa, Fernando Dantas, acrescenta que a criação da rádio reforça a importância da comunicação direta com o setor produtivo e a sociedade, garantindo que informações de interesse público cheguem de maneira clara e objetiva.

“Sabemos que a comunicação é essencial para a disseminação de notícias confiáveis e de qualidade sobre defesa agropecuária, por isso a Rádio Agrodefesa chega como um reforço nos canais já utilizados pela Agência. Com uma abordagem acessível e dinâmica, fortalecemos a conexão entre a Agrodefesa e seus diversos públicos, promovendo a conscientização e o desenvolvimento do setor agropecuário”, enfatiza.

Rádio Agrodefesa

Disponível a partir desta quinta-feira (13/02), o primeiro programa traz assuntos como colheita da soja em Goiás, importância da aquisição de mudas de citros apenas de viveiros cadastrados na Agrodefesa ou Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), prevenção à gripe aviária, além de Peste Suína Clássica, no quadro Guia de Pragas e Doenças, e marcação em casca de ovo, no quadro Agrodefesa Explica.

“A proposta é sempre repercutir os principais temas que demandam dúvidas do setor produtivo rural ou da população, esclarecendo informações e ampliando conhecimento para todos. Para isso foram criados vários quadros, que serão utilizados na Rádio Agrodefesa para contemplar as diferentes abordagens necessárias sobre defesa agropecuária e agronegócio. Inclusive, um dos objetivos é trazer ações realizadas em todos os cantos de Goiás, pelos profissionais da Agência, e mostrar a realidade do interior do nosso Estado”, reforça o chefe de Comunicação, Fernando Dantas.

A Rádio Agrodefesa é uma produção da equipe de Comunicação Setorial da Agrodefesa, em parceria com as áreas técnicas e administrativas da Agência, com reportagens de Anna Letícia Azevedo, Fernando Dantas, Janda Nayara e Renan Rigo. A edição é de Anna Letícia Azevedo, com design de Hellian Patrick.

Quadros

  • Agrodefesa em Ação: Intuito é trazer dados e informações sobre a atuação da Agrodefesa em campo, seja por meio da participação em palestras e eventos educativos, ações de fiscalização ou inspeção, entre outros.
  • Agrodefesa Informa: Objetivo é orientar o ouvinte sobre algum tema que demanda atenção ou cuidado, ou mesmo a adoção de algum procedimento por parte do produtor ou da sociedade em geral.
  • Guia de Pragas e Doenças: Material informativo produzido e publicado nas redes sociais, como cards, e no site da Agrodefesa como cartilha digital, também ganhou espaço na Rádio Agrodefesa. De forma clara e objetiva, serão abordadas as principais pragas e doenças que podem afetar a agropecuária goiana.
  • Agrodefesa Explica: A cada nova edição, um tema será abordado, por meio da explicação de algum especialista no assunto. A intenção é tirar dúvidas e orientar.
  • Giro pelas Regionais: Foco é trazer informações, cenários, ações, projetos e eventos realizados nas Unidades Regionais da Agrodefesa.
  • Agenda Agrodefesa: Compartilhar o calendário de atividades e compromissos da Agrodefesa, especialmente de eventos voltados para a participação dos diferentes públicos da Agência.