RBC FM completa 50 anos e RBC AM celebra 73 anos no ar

(Foto: RBC)

Neste 3 de março, a comemoração é dupla na Brasil Central: as duas emissoras de rádio do complexo de comunicação do Governo de Goiás fazem aniversário. A caçula RBC FM completa 50 anos valorizando a cultura e os artistas locais. A Rádio Brasil Central AM celebra 73 anos de fundação, cumprindo a missão de integrar a Região Centro-Oeste ao resto do país e ao mundo. 

Com as novas tecnologias, as duas emissoras estão atualmente integradas à TV Brasil Central, transmitindo em conjunto os programas jornalísticos da emissora de TV, como o programa tradicional das 7h30, que originalmente era exibido apenas pela rádio AM, O Mundo em sua Casa; e o Jornal Brasil Central, noticioso das 11 horas.

“Nossas emissoras de rádio são a cara da Brasil Central: transmitem música de qualidade, notícias e entretenimento. Estão ligadas ao que há de mais moderno no mundo atual das telecomunicações, sem deixar de lado os laços criados com os ouvintes e, agora, também com os internautas, numa interação diária, levando a cultura e o jeito de ser do povo goiano para outros estados e até para outras partes do mundo”, afirma o presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Júnior.

A gerente de Rádio, Danuza Azevedo, ressalta o cinquentenário da RBC FM e os 73 anos da rádio Brasil Central AM como duas datas muito importantes, que mostram a consolidação das duas emissoras como canais de troca entre os servidores da Brasil Central e os ouvintes, “com conteúdo de qualidade”, ressalta.

A RBC FM focando sempre a boa música popular brasileira e a boa música goiana, e dando espaço para os artistas goianos. A Rádio Brasil Central AM 1270 focando no sertanejo raiz, o sertanejo goiano e mostrando sempre a vida do sertão, a vida do sertanejo, avalia.

E Danuza completa: “Acho que é por isso que a AM conquista audiência, não só aqui em Goiás, mas em todo o Brasil. O pessoal ouve a Rádio Brasil Central pelas ondas curtas, e em outros países também, há esse alcance, essa troca. Além, é claro do streaming, as nossas duas rádios estão disponíveis para as pessoas ouvirem pela internet, o que aumenta, ainda mais, o nosso alcance, tanto da FM quanto da AM”, afirma.

RBC AM

Tudo começou no dia 3 de março de 1950, quando a Rádio Jornal Brasil Central S/A foi fundada pelo então governador Jerônymo Coimbra Bueno. Seu principal objetivo era lutar pela transferência da capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central Goiano.

Quando Brasília foi inaugurada, no dia 21 de abril de 1960, a emissora participou da cobertura especial da solenidade e das festividades, transmitindo a celebração da primeira missa na nova capital federal para todo o país.

Nos seus anos iniciais, a Rádio Brasil Central cumpriu o importante papel de apoiar a construção de Brasília e o processo de interiorização do desenvolvimento econômico brasileiro, a chamada Marcha para o Oeste.

Em 1962, a emissora foi adquirida pelo Governo de Goiás e passou a integrar o Consórcio de Empresas de Rádio Difusão e Notícias do Estado (Cerne), juntamente com a Imprensa Oficial do Estado. Naquele mesmo ano, mudou de nome e passou a ser somente Rádio Brasil Central. Hoje integra o complexo de comunicação da Agência Brasil Central.

RBC FM

A RBC FM foi instalada no dia 3 de março de 1973, quando a Rádio Brasil Central AM completava 23 anos. A emissora de rádio FM chegou com o compromisso de oferecer música de qualidade aos ouvintes, além de promover a cultura e os artistas goianos.

“Musicalmente falando, temos espaço também para músicas internacionais, brasileiras, blues, jazz e samba, entre outros gêneros musicais. A RBC FM é uma rádio eclética, mas que tem essa linha um pouco mais cult, digamos assim”, ressalta Danuza Azevedo.