Alerta: água da chuva não deve ser direcionada às redes de esgoto

Água de chuva e resíduos provenientes do esgoto devem ser escoados por tubulações diferentes, tanto em vias públicas quanto em residências

Você sabia que a água de chuva e os resíduos provenientes do esgoto devem ser escoados por tubulações diferentes, inclusive dentro da sua casa? Estamos no auge da estação chuvosa e é importante verificar as tubulações de água da chuva para evitar imprevistos como alagamentos, entupimentos, extravasamento de esgoto, entre outras situações indesejadas.

As redes de esgotamento recolhem o esgoto dos imóveis e levam os resíduos para as estações de tratamento. Essas estações são de responsabilidade das referidas companhias de saneamento, como a Saneago, nos respectivos municípios onde são operados os sistemas de esgoto.

Nas cidades, as prefeituras instalam a drenagem pluvial para o escoamento das águas de chuva. Essas águas, ao caírem nas chamadas bocas de lobo, são lançadas em um ribeirão ou córrego. Sua instalação e manutenção são de responsabilidade das prefeituras, para evitar alagamento após as chuvas.

(Arte: Saneago)

Atitude consciente

As redes de esgotamento são tubulações que recebem esgotos provenientes de pias, ralos e vasos sanitários e têm como objetivo afastar os dejetos sanitários dos imóveis. Essas águas residuais são direcionadas até as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). O sifão das pias, tanques e louças sanitárias, o ralo com caixa sifonada dos banheiros e lavanderias e a caixa de gordura, instalada na saída do esgoto da cozinha, devem ser ligados à rede de esgoto.

Já as calhas e ralos da água da chuva devem ser direcionados para a rede de drenagem pluvial. Por isso, as conexões devem ter trajetos diferentes e não se deve ligar água de chuva na rede de esgoto.

A água de chuva nas redes de esgoto sobrecarrega as tubulações e assim ocorrem extravasamentos de esgoto nas ruas ou até mesmo o retorno do esgoto e água com resíduos para dentro dos imóveis.

O contrário também é prejudicial. Despejar esgoto nas redes pluviais faz com que o esgoto caia nos córregos sem tratamento, causando poluição ao meio ambiente.

(Arte: Saneago)

A participação da população é importante. Durante o período chuvoso, aumentam os registros de atendimento referentes aos serviços de esgoto em todo o estado, especialmente devido à ligação irregular da água pluvial às redes de esgoto. As ações envolvem extravasamentos, desobstruções, reparos e limpezas de rede.

Ao verificar um vazamento de água ou extravasamento de esgoto nas ruas, o cliente deve entrar em contato com a Saneago pelo 0800 645 0115, WhatsApp (62) 32699115, chat on-line no site www.saneago.com.br ou aplicativo para smartphones.