Saneago e Governo de Goiás lançam série de obras na capital

“Nunca deixamos faltar água, mesmo passando por estiagens graves. Agora estamos trabalhando para atender às necessidades e, ao mesmo tempo, planejando no sentido de garantir a ampliação para suprir eventual aumento da demanda”, ressaltou o governador durante o lançamento das obras (Foto: Saneago)

A Saneago e o Governo de Goiás lançaram importantes obras para ampliação e reforço dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Goiânia, na última esta sexta-feira (08/03).

Dentre elas, estão: Conexão Cristina, um empreendimento que tem como objetivo principal promover a integração total entre os sistemas João Leite e Meia Ponte, serviços de reforço e modulação de rede na Região Noroeste, duplicação de adutora na Região Sudoeste e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto do Parque Atheneu.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou que esse conjunto de obras vai possibilitar maior segurança hídrica para a população de Goiânia e região metropolitana.

“Nunca deixamos faltar água, mesmo passando por estiagens graves. Agora estamos trabalhando para atender às necessidades e, ao mesmo tempo, planejando no sentido de garantir a ampliação para suprir eventual aumento da demanda”, ressaltou o governador.

O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, ressaltou que essas obras já estão em andamento, algumas em estágio avançado, próximas de sua conclusão, e vão acompanhar o crescimento de Goiânia e Região Metropolitana, garantindo água em quantidade e qualidade para toda a população.

“São obras muito importantes, resultado de muito planejamento. Toda grande cidade precisa sempre pensar com 10 anos de antecedência”, enfatizou Soavinski.

Já o prefeito Rogério Cruz afirmou que Goiânia sai à frente na garantia de água tratada para toda a população, mesmo em caso de forte estiagem, e elogiou a ampla cobertura do sistema de água tratada e os baixos índices de perda do sistema mantido pela Saneago na capital.

“Esse é o resultado da parceria entre a Prefeitura e o Governo de Goiás. Com certeza, iremos alcançar todos os bairros da região Noroeste, com saneamento básico, como o JK, que está com obras de implantação de rede de água e toda a cidade”, disse Cruz.

Conexão Cristina

Com obras na Região Norte de Goiânia, a Conexão Cristina compreende o Booster João Leite; 5,3 km de uma adutora de água tratada; e ampliação da capacidade do Centro de Reservação Vila Cristina em mais 10 milhões de litros.

Esta adutora assumirá importância estratégica ao oferecer grande flexibilidade operacional ao sistema de abastecimento de Goiânia e da Região Metropolitana, pois fará uma nova conexão entre os Sistemas Mauro Borges e Meia Ponte.

A obra, que envolve R$ 72,3 milhões em investimentos no total, liga a Adutora de Água Tratada Mauro Borges ao Centro de Reservação Vila Cristina, por intermédio do Booster João Leite.

Com isso, será possível suprir, pelo Sistema Mauro Borges, a extensa região de Norte a Sudoeste de Goiânia, Noroeste de Aparecida de Goiânia, além das cidades vizinhas de Goianira e Trindade, hoje abastecidas pelo Sistema Meia Ponte.

Os trabalhos foram iniciados em dezembro de 2023 e a previsão é que sejam concluídos ainda este ano, promovendo maior segurança hídrica para a Região Metropolitana de Goiânia. Lembrando que, atualmente, 64% da Capital é abastecida com água proveniente do Ribeirão João Leite, enquanto 36% têm origem no Rio Meia Ponte.

Região Noroeste

Durante a apresentação das obras, também foi assinada uma ordem de serviço para ampliação e melhorias das redes de distribuição na Região Noroeste de Goiânia.

O contrato prevê reforço e modulação de redes existentes para garantir segurança hídrica nas áreas de influências dos Centros de Reservação Curitiba I e II, Finsocial e São Domingos, além da implantação de rede de distribuição e ligações de água para atender 882 famílias nos Residenciais JK e Tancredo Neves.

No total, serão executados 36,4 km de redes de distribuição de água. O investimento total previsto é de R$ 9,3 milhões, com soma de recursos da União (OGU-PAC) e recursos próprios da Saneago.

Duplicação de adutora

Na Região Sudoeste de Goiânia, será executada a duplicação de uma adutora de água tratada, visando garantir segurança hídrica e regularidade ao sistema de água.

A rede terá 3,3 km de extensão, reforçando a interligação entre o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. Neste contrato, serão investidos R$ 13,9 milhões, beneficiando 215 mil habitantes.

Serão lançadas ainda as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Parque Atheneu. Os trabalhos possibilitarão o incremento de 510 litros por segundo na vazão de tratamento, saindo de 90 L/s para 600 L/s.

Com isso, a população atendida será incrementada, alcançando 300 mil pessoas. Nesta fase, serão investidos mais de R$ 7 milhões, enquanto o investimento total na unidade somará R$ 43,8 milhões.

Goiânia está entre as melhores capitais brasileiras em relação ao saneamento básico, de acordo com o Ranking do Trata Brasil. Mesmo com esse reconhecimento, a Saneago continua investindo.

Obras de reforço no sistema com foco na segurança hídrica, na integração dos sistemas produtores de água e na expansão do esgotamento sanitário estão por toda parte, alavancando o crescimento e o desenvolvimento da capital.

Saneago tem o melhor balanço da história em 2023

Semad e Saneago fazem planejamento para período de seca em Goiás