UEG lança e-book que une ciência e arte na popularização científica

Obra busca explorar minuciosamente interseção e vínculos que unem ciência e arte e aborda a diversidade de linguagens artísticas, por meio de fotografias, esculturas, arte viva, animações, ilustrações, aquarelas, bordados e instalações (Arte: UEG)

A Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio da Editora UEG, acaba de lançar o e-book Com Ciência & Arte: a Práxis da Pesquisa Científica na Promoção da Popularização da Ciência. Organizada pela professora e pesquisadora Andreia Juliana Rodrigues Caldeira, do Instituto Acadêmico de Ciências Biológicas e da Saúde (IACBS|UEG), a publicação apresenta experiências interdisciplinares que aproximam o público da ciência por meio de diferentes expressões artísticas.

O livro é resultado da mostra Com Ciência & Arte, realizada em outubro de 2022 no Espaço Ebner Galeria de Artes, em Anápolis, durante a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O objetivo da mostra foi transformar conteúdos científicos em produções artísticas, explorando temas como Cerrado, DNA, genética, ciclo celular, mutações e câncer, além de segurança alimentar e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Capítulo Do DNA à Célula, uma Construção Coletiva do Conhecimento Científico desmistifica complexidade do DNA e da organização celular, e ressalta importância de abordagens didáticas sobre o assunto (Foto: Vinícius Matheus de J. A. Cavalcante e Andreia Juliana R. Caldeira)

Ciência & Arte

Para refletir a diversidade de linguagens artísticas, foram produzidas fotografias, esculturas, arte viva, animações, ilustrações, aquarelas, bordados e instalações. Dividido em cinco capítulos, o e-book reúne as reflexões e experiências da mostra.

O primeiro capítulo, Confluência entre Ciência e Arte: Estratégias Inovadoras na Popularização Científica, contextualiza a mostra, seus bastidores e os públicos envolvidos.

No segundo capítulo, Natureza, Cultura e Arte: Expressões Vivas do Cerrado, a obra evidencia a riqueza do Cerrado, apresentando a arte como um instrumento poderoso para explorar e comunicar complexidade do bioma, ao mesmo tempo em que promove a conscientização ambiental e estimula o engajamento na sua preservação.

A publicação segue com o capítulo Do DNA à Célula, uma Construção Coletiva do Conhecimento Científico, que desmistifica a complexidade do DNA e da organização celular, ressaltando a importância de abordagens didáticas sobre o assunto.

Umas das ilustrações da obra mostra a formação de um tumor maligno, sua migração para corrente sanguínea e sua invasão de outros tecidos (Fonte: Talita Aguiar e Andreia Juliana R. Caldeira)

Já em Cancer school: Aprendendo Mutação e Câncer, com Arte, aborda a educação sobre o câncer e discute estratégias pedagógicas, entre elas expressões artísticas, para tornar acessíveis conceitos complexos relacionados ao tema.

Por fim, Popularizando a Segurança Alimentar do Pescado: Experiências Colaborativas entre Brasil e Portugal aborda a colaboração internacional como meio de promover a divulgação científica e a conscientização sobre segurança alimentar, com destaque para o combate à anisaquíase, doença provocada por parasitas presentes em peixes.

UEG lança e-book que une ciência e arte na popularização científica
Quinto capítulo do e-book ilustra objetivos de um projeto que visa avaliar riscos associados à doença anisaquíase ao longo de todo circuito pesqueiro, desde pescadores até consumidores
(Fonte: Andreia Juliana R. Caldeira)

Para a professora Andreia Caldeira, o livro representa a riqueza da fusão entre ciência e arte:

“Este livro celebra a riqueza de detalhes que emerge quando ciência e arte se entrelaçam, revelando conexões profundas e muitas vezes invisíveis que moldam nossa compreensão do mundo”.

Andreia Caldeira afirma que, com a precisão de um experimento científico, convida os leitores a adentrarem as páginas de cada capítulo, explorando minuciosamente a interseção e os vínculos que unem ciência e arte.

“Que esta leitura seja tão reveladora quanto uma descoberta científica e tão estimulante quanto a contemplação de uma obra de arte. Que seja uma fonte de inspiração e conhecimento, levando-os a refletir e apreciar a beleza e a complexidade inerentes à nossa existência”, destaca.

O e-book Com Ciência & Arte: a Práxis da Pesquisa Científica na Promoção da Popularização da Ciência está disponível para download gratuito no site da Editora UEG.

Saiba mais

Davi Kopenawa recebe Honoris Causa da UEG

Nova espécie de planta do Cerrado é descoberta por professora da UEG 

Professor da UEG lança livro sobre constituição da política em Goiás

Mulheres na ciência: políticas públicas promovem equidade