AGR monitora, em tempo real, sistema de abastecimento de água de Ipameri

Assessora técnica da Gerência de Saneamento da AGR, Alessandra Francisca dos Santos: “vamos poder acompanhar com mais clareza a situação de cada localidade”, (Foto: AGR)

A Agência Goiana de Regulação (AGR) obteve, há dois meses, com o prestador de serviços Águas de Ipameri, o acesso remoto ao sistema de abastecimento de água do município e do distrito de Domiciano Ribeiro, o que possibilita o acompanhamento diário da situação do abastecimento nas duas localidades. O acesso aos dados tem proporcionado à AGR uma visão abrangente do sistema, o que representa um ganho para a Agência.

Conforme cita a bióloga e assessora técnica da Gerência de Saneamento da AGR, Alessandra Francisca dos Santos, “a integração permite que a fiscalização seja feita à distância, por meio de aparatos tecnológicos, possibilitando que em caso de qualquer eventualidade observada no sistema, a gente possa entrar em contato com os operadores para verificar o que está acontecendo”.

Segundo a assessora técnica as vantagens dessa metodologia implicam a identificação precisa do fluxo da água, da pressão nas tubulações, de paralisações no sistema e dos padrões de consumo.

“O sistema emite relatórios dos níveis de água dos reservatórios e de funcionamento de bomba. É uma nova modalidade de fiscalização à distância que vai facilitar, principalmente, quando chegar o período de estiagem”, diz. “Vamos poder acompanhar com mais clareza a situação de cada localidade”, completa.

Com essa iniciativa, a AGR, conforme destaca Alessandra dos Santos, tem acesso aos dados e informações que são compartilhadas por meio de sensores e dispositivos inteligentes, permitindo uma atuação mais eficiente no município. “Os benefícios dessa iniciativa não se limitam à empresa, pois, beneficia e traz segurança à comunidade”, acentua a assessora.

De acordo com o painel de monitoramento do sistema, na sala da Gerência de Saneamento da AGR, na quarta-feira (10/01), todos os reservatórios estavam com nível acima de 70%. Além disso, o macromedidor de água bruta indicava uma vazão atual de 71,8 l/s, suficiente para atender às demandas do munícipio.

A AGR é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de saneamento de Ipameri mediante convênio assinado entre a Agência e a Prefeitura do município em novembro de 2022.