Copa Quilombola define campeões regionais e classificação para final

Equipe da Comunidade João Borges Vieira, de Uruaçu, foi a campeã da etapa regional de Niquelândia (Foto: João Borges Vieira)

No último fim de semana, foram realizadas as quatro etapas regionais da 3ª edição da Copa Quilombola, nos municípios de Cavalcante, Posse, Niquelândia e Piracanjuba. Com 57 times inscritos e mais de 1,5 mil atletas participantes, a competição que já se tornou tradicional entre as comunidades de todos os cantos do estado de Goiás conheceu as equipes que vão disputar a fase final em Goiânia, dos dias 20 a 22 de setembro.

O secretário de Esporte e Lazer, Rudson Guerra enalteceu o sucesso e consolidação do evento no calendário esportivo estadual.

“A Copa Quilombola é aguardada com muita expectativa pelas comunidades, e mais uma vez nós estamos tendo um retorno muito positivo dos participantes”, enfatizou o titular da pasta.

Uma das ações do programa Goiás Social, a Copa Quilombola é organizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. Os times contam com todo o apoio para participar da competição, como os jogos de uniforme, hospedagem, alimentação e transporte.

Além disso, as comunidades recebem materiais esportivos, que ficam de legado para o fomento do esporte local.

“Desde o começo da primeira gestão, o governador e a primeira-dama tratam as comunidades tradicionais do nosso estado com muito carinho, desenvolvendo políticas públicas para uma população que ficou por várias décadas à margem. Nesse sentido a Copa Quilombola não se restringe a ser um evento esportivo, mas também de cunho social, e de valorização cultural”, complementou o secretário.

Artilheiro da fase regional de Niquelândia, com 5 gols marcados, o atacante Vitor “Bodinho”, da equipe João Borges Vieira, de Uruaçu, falou sobre o orgulho em representar a sua comunidade.

“Estamos treinando há um ano para buscar esse título e a classificação para Goiânia, e estou muito feliz em ser campeão e artilheiro. Tenho um orgulho muito grande em poder jogar pela minha comunidade, em uma competição que enaltece a raça negra e minhas origens. Só de falar nisso eu fico arrepiado”, exaltou o jogador.

Fase final

Os campeões e os vice-campeões de cada regional garantiram classificação para a fase final da Copa Quilombola, que será realizada em Goiânia, dos dias 20 e 22 de setembro. Os jogos decisivos serão disputados no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, que também recebeu algumas partidas da edição do ano passado.

Copa Quilombola: Equipes classificadas

Cavalcante