Seapa participa da Operação Iporá de enfrentamento à crise hídrica

Durante a operação foram realizadas intervenções para identificar e desativar pontos irregulares de captação de água nos aquíferos que abastecem a cidade, com fiscalizações e desativações conduzidas após orientações da Semad e Saneago (Foto: Divulgação)

Na última terça-feira (08/10), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) participou, em conjunto com diversos órgãos, da Operação Iporá, realizada pela Delegacia de Polícia do município com o objetivo de enfrentar e solucionar a crise de abastecimento de água que afeta a cidade. O ponto de encontro foi na Captação de Água da Saneago, onde as equipes se reuniram para iniciar as atividades do dia.

Também participaram da operação representantes do Ministério Público de Goiás (MPGO), Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Prefeitura de Iporá, Saneago, Polícia Civil e Polícia Militar.

As equipes da Saneago e Semad orientaram as atividades do dia, enquanto os demais órgãos acompanharam e prestaram o apoio necessário para garantir o andamento eficiente da operação. A Seapa participou no acompanhamento da realidade do produtor rural diante da crise, em parceria com o Sindicato Rural do município.

A gerente de Sustentabilidade Agropecuária da Seapa, Stella Menezes, explica que a estiagem prolongada, o consumo excessivo e a captação irregular de água vinham comprometendo gravemente o fornecimento de água à população.

“Foram realizadas intervenções para identificar e desativar pontos irregulares de captação de água nos aquíferos que abastecem a cidade, com fiscalizações e desativações conduzidas após orientações da Semad e Saneago”, ela detalha.

A equipe da Delegacia de Polícia de Iporá prestou suporte às ações de combate à crise hídrica, e atuou na apuração de eventuais crimes ambientais que possam estar contribuindo para a escassez de água. A fiscalização visou garantir que possíveis infrações contra o meio ambiente sejam investigadas e devidamente responsabilizadas, assegurando assim a preservação dos recursos naturais da região.

Polícia atua na crise de abastecimento de água em Iporá

Saneago recomenda redução do consumo de água em todo o estado

Caiado detalha ações para preservar o Cerrado