Semad e Seduc plantam árvores no Bairro da Vitória, em Goiânia
Em uma ação conjunta para celebrar o Dia da Árvore, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizaram o plantio de árvores como mudas de ipês e de árvores frutíferas no Bairro da Vitória, em Goiânia.
A iniciativa fez parte da 4ª edição do Programa Seduc Cerrado, que busca conscientizar os estudantes da rede pública estadual sobre a importância da preservação do meio ambiente, em especial do bioma Cerrado.
Alunos do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Ismael Silva de Jesus participaram ativamente da ação, contribuindo para a recuperação da vegetação local. O envolvimento direto dos jovens no plantio foi uma oportunidade para colocar em prática a educação ambiental, conforme enfatizou Rubia Santos, Gerente de Educação Ambiental da secretaria.
“Ao plantarmos essas mudas, estamos não apenas recuperando a vegetação local, mas também inspirando nossos alunos a serem agentes de transformação em suas comunidades”.
Parceria e compromisso com o Cerrado
A parceria entre Seduc, Semad e diversas outras instituições reforça a importância da colaboração em prol do meio ambiente. Como destacou o superintendente de Gestão Ambiental, Leonardo Serpa, o Cerrado, um dos biomas mais ricos e ameaçados do Brasil, necessita de proteção urgente.
“Queimadas, secas e mudanças climáticas estão presentes no nosso dia a dia, e ações como o plantio podem transformar essa realidade”.
A ação também contou com a presença de importantes lideranças, como a diretora pedagógica da Seduc-GO, Alessandra de Almeida, e da representante da Saneago, Divina Nascimento, , entre outras, que reforçaram a relevância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável da região.
Programa Seduc Cerrado
Criado em 2021, o Programa Seduc Cerrado tem como objetivo mobilizar e conscientizar os alunos da rede pública estadual sobre a importância de preservar o Cerrado. Por meio de atividades pedagógicas e práticas, o programa forma cidadãos mais conscientes e engajados na defesa do meio ambiente.
Segundo Patrícia de Almeida, gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação da Seduc-GO, a ação busca despertar nos estudantes a responsabilidade social e o protagonismo na conservação do Cerrado.
Saiba mais
Agricultura e meio ambiente caminham juntos, e queimadas prejudicam ambos
Programa financiado pela Fapeg contribui para proteção do Cerrado