Caiado e Gracinha promovem jantar beneficente para Casa de Apoio do Cora
Em gesto de solidariedade, o governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, promoveram nesta quinta-feira (12/12) um jantar beneficente no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O objetivo foi arrecadar fundos para a construção da Casa de Apoio a Crianças com Câncer do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora). O evento, com show da dupla Jorge e Mateus, reuniu empresários e investidores que fizeram doações para o projeto.
A arrecadação com a venda dos ingressos da noite será integralmente destinada à Casa de Apoio. Caiado afirmou que as obras do prédio são modernas, com uma planta sofisticada, preservando o apoio familiar.
“Aquele prédio reúne o que existe de mais sofisticado no mundo em termos de cirurgia de câncer infantil. A maneira como o paciente vai ser tratado é diferente, com uma casa para ter a presença do pai e da mãe, acompanhando o período de internação e pós-operatório”, disse.
A acomodação das famílias dos pacientes integra a proposta humanizada da unidade de saúde. Projetada para viabilizar um ambiente acolhedor, o alojamento vai garantir hospedagem e alimentação gratuitas aos familiares de crianças em tratamento no Cora, que virão de diversas regiões de Goiás e do Brasil.
“Aqui no Centro-Oeste do Brasil não existia um hospital único e exclusivamente para o tratamento de câncer e o Cora é um hospital com referência internacional com toda a qualidade de tratamento. Vamos fazer esse lar para acolher as crianças porque temos empresários solidários que sempre nos estenderam a mão em momentos difíceis”, afirmou Gracinha Caiado.
A noite beneficente, idealizada pelo Goiás Social, é a segunda realizada para levantar recursos para a Casa de Apoio. Em agosto deste ano, um grande show com Leonardo e Valéria Barros contribuiu para levantar recursos para a causa. A meta é promover outras edições para garantir a conclusão do projeto.
Vitória
Parceiro do Governo de Goiás na realização do evento e na execução do Complexo Oncológico, o presidente do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, destacou que a construção do Cora é uma vitória para a área da saúde.
“É um hospital que terá 40% dos leitos voltados para transplante de medula. A mãe e o pai, de forma humanizada, ficarão em um conforto idêntico a qualquer hotel. Isso vai dar um grau de cura maior, com toda a estrutura necessária para o tratamento”, enfatizou.
A dupla Jorge e Mateus ressaltou a importância do hospital, principalmente por tratar câncer infantil.
“Mais uma vez o estado de Goiás vai ser referência na medicina. É um hospital que é 100% gratuito e é exemplo no tratamento oncológico no Brasil, Goiás está recebendo um grande presente. A gente se sente orgulhoso de poder ajudar tanta gente que precisa de energia, positividade e tratamento de primeira”, afirmaram.
Referência Nacional
Maior hospital público de combate ao câncer do Centro-Oeste, o Cora terá mais de 44 mil metros quadrados de estrutura. Lançada em fevereiro de 2023, a obra da Ala Infantil está em ritmo avançado e tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2025. A construção é executada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e conta com mais de R$ 192 milhões de investimentos do Estado.
O Cora chega para suprir a demanda dos pacientes com câncer de Goiás e de outros estados brasileiros. Inspirado no Hospital do Amor – Hospital do Câncer de Barretos, tem uma planta moderna inspirada em modelos hospitalares norte-americanos e visa assistência integral e humanizada ao paciente e suas famílias. São 148 leitos adultos e pediátricos; centro cirúrgico; farmácia; centro de exames por imagem e de infusão quimioterápica.
A segunda e terceira etapas do Cora serão construídas com verba federal proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um total de R$ 336 milhões. Em funcionamento, a unidade hospitalar vai realizar 7,2 mil cirurgias oncológicas por ano. Por mês, serão 600 cirurgias; 13,5 mil consultas e 600 internações em média.
Saiba mais
Autoridades vistoriam obras do Cora e reforçam apoio ao complexo oncológico
Governo atinge marca de 15 novas unidades de saúde desde 2019