Fapeg oferece recursos de custeio a bolsistas estrangeiros

Dez estudantes bolsistas de mestrado e doutorado vindos da Nigéria, Burundi, Etiópia, Angola e Peru vão receber recursos de custeio na forma de auxílio-instalação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Foto: Pexels)

Dez estudantes bolsistas de mestrado e doutorado vindos da Nigéria, Burundi, Etiópia, Angola e Peru vão receber recursos de custeio na forma de auxílio-instalação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

O suporte financeiro da Fapeg por meio de uma chamada pública complementar ao Edital Programa GCUB de Mobilidade Internacional vai respaldar a permanência destes estudantes estrangeiros no Estado de Goiás com mais conforto para desenvolver suas atividades acadêmicas. O resultado final foi divulgado pela Fapeg na última sexta-feira (11/07), e pode ser conferido no site da Fundação, aba Acesso Rápido/Editais.

A Fapeg colabora com o programa de bolsas para estudantes internacionais do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB-Mob). As bolsas são oferecidas pelas universidades associadas ao grupo a estudantes de países de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) interessados em cursar mestrado ou doutorado.

Recursos de custeio

O suporte financeiro da Fapeg com auxílio-instalação no valor de US$ 1.200,00 será concedido aos estudantes selecionados pelos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás e IF Goiano, representantes do estado no Programa.

O objetivo do GCUB Mob é contribuir para a formação de estudantes internacionais de alto nível acadêmico, bem como promover a internacionalização universitária e fortalecer a cooperação internacional entre universidades.

A iniciativa da Fapeg faz parte da sua política estratégica de internacionalização e da preocupação institucional com questões sociais.

O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, explica que a colaboração é uma forma de:

  • apoiar a internacionalização acadêmica,
  • promover o intercâmbio cultural,
  • fortalecer a cooperação internacional entre as universidades brasileiras e instituições de outros países,
  • possibilitar o avanço científico/tecnológico das universidades,
  • contribuir para o crescimento pessoal e profissional destes estudantes que vão voltar para seus países com uma bagagem de conhecimentos e experiências fortalecida e diversificada.

A Chamada Pública complementar da Fapeg se fundamenta na adesão ao Memorando de Entendimento assinado em 16 de março de 2023 entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB).

Saiba mais

E-books financiados pela Fapeg e CNPq aproximam estudantes da ciência

Centro de Pesquisa é criado por parceria entre Emater, UFG e Fapeg

Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional da Fapeg seleciona 43 bolsistas