Exposição narra quatro décadas do trabalho de Nonatto Coelho

A exposição Nonatto Coelho 4 Décadas de Arte celebra o valor da produção artística existente desde os tempos imemoriais das cavernas até os dias atuais.
Com patrocínio da Lei Aldir Blanc do Ministério da Cultura, operacionalizada pela Secult Goiás, a exposição é composta por pinturas que representam diferentes fases do percurso artístico de Nonatto Coelho. Além de 70 telas, vão ser expostos dois objetos e uma instalação produzidos em diferentes períodos entre 1983 e 2025.
A curadoria é de Sanatan – o precursor do Naturalismo em Goiás. A abertura será no próximo dia 27, às 19 horas, no Museu de Arte de Goiânia. A mostra tem entrada franca e fica em cartaz até 1º de março.
Carreira

Ao longo de exatos 42 anos dedicados, ininterruptamente, ao ofício artístico, Nonatto Coelho realizou exposições no Brasil e no exterior.
“Celebro quatro décadas de trajetória artística, desde a minha primeira participação profissional no V Salão Nacional de Arte, realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 1982”, explica o artista.
Ainda de acordo com Nonatto Coelho, o tempo passa rápido quando fazemos o que gostamos. “Ainda me sinto jovem com 62 anos e tudo que desejo é continuar minha caminhada onde quer que esteja”, diz o artista.
Na concepção de Nonatto, o momento importante é no agora e hoje é melhor que ontem e assim, sucessivamente. Sobre o balanço da carreira, ele diz não se preocupar qual foi a exposição mais relevante. A única coisa que quer é continuar produzindo, pois só o tempo irá dizer o que ele fez de mais significativo.
Histórico
Nonatto Coelho é natural de Montalvânia-MG e desenha desde criança. A pintura com o pincel iniciou efetivamente aos 18 anos. Com 19 anos, se inscreveu em um concurso de arte na sua cidade, o GREMI e foi selecionado, juntamente, com os saudosos Cleber Gouvêa e Carlos Sena para representar Goiás, no V Salão Nacional de Arte Moderna.
A exposição promovida pela FUNARTE aconteceu no MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A partir disso, Nonatto não parou mais.
Em 1990 ganhou o prêmio de viagem à Paris em uma Bienal Nacional de Goiás. Conheceu a Europa e permaneceu por mais de uma década, onde fixou residência em Atenas. Realizou algumas exposições individuais e coletivas naquele continente.
Serviço
Assunto: Exposição | “Nonatto Coelho 4 Décadas de Arte”
Quando: terça-feira (27/01), às 19h
Onde: MAG – Museu de Arte de Goiânia (Rua 01, 605, Setor Oeste, Goiânia-GO)
Mais informações: @nonatto_coelho_



