Em evento militar, Caiado destaca qualificação das forças de segurança

“Nos eventos com outros governadores e autoridades federais, posso dizer de cabeça erguida que Goiás é referência na Segurança Pública do país”, afirmou Caiado em evento (Foto:

No início da manhã desta sexta-feira (1º), o governador Ronaldo Caiado participou da formatura do IV Curso de Segurança de Autoridades (Segaute) – Turma Ronaldo Ramos Caiado, no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. “Receber o nome da turma me enche de orgulho, porque tenho a certeza de que eu nunca os decepcionei. Jamais os desonrei no mandato de governador do Estado e na minha trajetória política”, afirmou Caiado, que além de emprestar o nome à turma, foi homenageado pelos formandos. “Isso nos impõe mais responsabilidade; não posso decepcioná-los. Devo ter uma postura à altura do que vocês representam”, asseverou

O curso de formação promovido pela Secretaria de Estado da Casa Militar durou 26 dias, com 200 horas-aula. Nele, 30 policiais, sendo 29 militares e um penal, aprenderam sobre doutrina de segurança de autoridades, etiqueta pessoal e comportamental, direção defensiva e evasiva, aquacidade e salvatagem, tiro tático de defesa, noções em operações de choque, escolta montada, explosivos, inteligência, combate a incêndio e evacuação e combate em ambiente confinado.

“Nos eventos com outros governadores e autoridades federais, posso dizer de cabeça erguida que Goiás é referência na Segurança Pública do país. Não é mérito do governador, mas de cada um de vocês, que fizeram escola e são procurados pelo nível de profissionalização que alcançaram”, afirmou Caiado. “Minha palavra hoje é só de gratidão, a cada um de vocês e ao nosso governador, que tem nos apoiado. Tenho orgulho de trabalhar com ele, uma pessoa íntegra, transparente, com nada que manche seu nome”, disse o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Luiz Carlos de Alencar.

Também foram condecorados os três militares com melhor desempenho no curso: terceiro sargento Hariel Costa e Silva, terceiro sargento Michel Estevão Dias Souto e cabo João Victor Batista Evangelista Pinheiro, em primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente. “Há 96 anos, Brasil Ramos Caiado criava a Casa Militar, e hoje nosso governador deixa mais uma marca em sua gestão, com a retomada do protagonismo da Casa Militar”, afirmou o supervisor do curso, tenente-coronel Edson Luis Souza Melo. “Por isso, é mais que justa a homenagem. Hoje a qualificação se dá pela visão de governabilidade e qualificação do efetivo”, adicionou.

O coordenador do curso, tenente Tyago de Paula Ferreira, considerou a experiência muito produtiva. “Capacitamos todo nosso efetivo para atender quaisquer autoridades, sejam do Executivo, Legislativo ou Judiciário”, afirmou. “Foi de extrema importância, pois agregou mais valores, tanto técnicos quanto profissionais, o que ajudará a desempenhar nossa função junto à autoridade máxima do Estado, enquanto ele devolve Goiás aos goianos”, avaliou o Major Rodrigo Hebert Corrêa, ajudante de ordens do governador há quase três anos. “Foi altamente operacional. O mais bonito foi ver cada um superando seus próprios limites”, pontuou a tenente-coronel Queren Hapuque de Leles.

Também participaram o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás (PMGO), coronel Renato Brum; comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos; chefe do Estado Maior Estratégico, coronel Evenir da Silva Franco; comandante da Academia da PM, Marco Antônio de Castro Guimarães; juiz da primeira turma recursal de juizados especiais, Hamilton Gomes Carneiro; vereador Sargento Novandir; diretora financeira da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Priscilla Tejota, além de oficiais e praças da PM e Corpo de Bombeiros, madrinhas, padrinhos e familiares dos formandos.