Em Rio Verde, Caiado inaugura colégio padrão século 21 com laboratório de robótica

Educação: novo colégio padrão Século XXI atende 900 alunos em Rio Verde

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta quarta-feira (04/05), o Colégio Estadual Eurico Veloso do Carmo, com padrão século 21, em Rio Verde, no Sudoeste goiano. O investimento foi de R$ 5,3 milhões para construir a unidade de ensino, localizada no Residencial Arco-Íris.

Esta é a terceira obra escolar retomada e entregue pelo atual governador à população rio-verdense em sua gestão. Na ocasião, Caiado também inaugurou o 12º laboratório Include no Estado, com recursos para cursos gratuitos de robótica.

O governador percorreu as instalações e conferiu os recursos que estão disponíveis aos 900 estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio. “Estamos oferecendo aos nossos alunos talvez algo que nunca imaginaram ver em escola pública”, afirmou Caiado ao citar melhorias implementadas na alimentação, formação dos alunos e grade curricular. “Com isso tudo, estamos preparando essa geração”, acrescentou.

O prédio possui 3,1 mil m² de área construída, com 12 salas de aula; pátio multiuso coberto; auditório; biblioteca; laboratórios de Ciências e de Informática; cozinha com refeitório; vestiários; ampla área de convivência; quadra poliesportiva coberta, entre outros. Somada à infraestrutura, o governador acredita que a educação pode transformar vidas, um objetivo a ser compartilhado com os estudantes. “Só tem um caminho para vencer na vida: é estudar. Se você entender que tem de estudar, você vai vencer. Seja a profissão que escolher”, frisou Caiado.

Responsabilidade
“Caiado não tem medido esforços para fazer investimentos grandiosos na educação”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira, que lembrou a responsabilidade demonstrada pelo governador em quitar as dívidas junto aos municípios, incluindo parcelas em atraso da merenda escolar. “Educação abre portas, dá oportunidade a cada um de vocês terem uma vida independente”, reconheceu o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale.

Obras Retomadas
A construção teve início em setembro de 2018, mas foi paralisada por falta de pagamento. As obras foram retomadas pela atual gestão, que, mesmo com as dificuldades impostas ao setor de construção civil pela pandemia de Covid-19, finalizou o prédio antes do início do calendário letivo deste ano.

Esta é a terceira instituição de ensino da rede pública estadual inaugurada pelo governador Ronaldo Caiado, em Rio Verde. Todas elas foram deixadas inacabadas pela gestão anterior. As outras duas são o Colégio Estadual César da Cunha Bastos, que ficou quase 12 anos com suas obras paralisadas, e o CEPMG Sebastião do Vale, aguardado pela comunidade por mais de 15 anos.

“Em quatro anos, nós vamos entregar para Rio Verde mais do que entregaram em 20 anos”, defendeu Caiado ao anunciar que deve inaugurar outro colégio estadual no Residencial Maranata até o final do ano.

Laboratório Include
Ainda no Colégio Estadual Eurico Veloso do Carmo, o governador inaugurou oficialmente o 12º laboratório Include no Estado. O projeto é resultado de parceria do Governo de Goiás e o Instituto Campus Party. Com investimentos de quase R$ 4,3 milhões, Goiás é o Estado com o maior número de laboratórios Include no Brasil. “É o que tem de mais moderno e sofisticado. Tudo isso possibilitando às nossas crianças serem competitivas em qualquer lugar do mundo”, afirmou Caiado.

São 75 vagas para aulas de robótica e tecnologia, em cursos voltados para promover a inclusão de jovens de baixa renda no mundo digital. Para o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Márcio César Pereira, iniciativas como a implantação do Include são reflexo da política adotada nos últimos três anos, com foco em modernização e tecnologia. “Tem aluno do Include que fez um dispositivo, como se fosse bateria, que chega no filtro de barro, coloca o copo perto e ele abre sozinho”, pontuou o secretário.