Caiado  participa da comemoração de 30 anos da Vitacal, em Rio Verde

Em Rio Verde, governador Ronaldo Caiado acompanha festa de comemoração dos 30 anos da Vitacal, uma das principais empresas de comercialização de calcário agrícola do Centro-Oeste brasileiro (Fotos: André Saddi)

O governador Ronaldo Caiado acompanhou, na noite desta quinta-feira (12/5), em Rio Verde, a festa de comemoração dos 30 anos da Vitacal, uma das principais empresas de comercialização de calcário agrícola do Centro-Oeste brasileiro. No evento, realizado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Rio Verde, o chefe do Executivo estadual enalteceu os avanços tecnológicos na área da agricultura em Goiás e o protagonismo do município no setor.

“Temos algo que deve ser reconhecido. A agricultura goiana tem mais tecnologia e maior capacidade de inovação. Em Rio Verde, temos uma referência para o Brasil, que é a agricultura 5G. O único centro de pesquisa do tipo na América Latina está aqui, onde se usa o máximo que se tem para gerar uma produtividade exponencial”, frisou Caiado. “São drones geridos pelo sistema 5G, robôs e máquinas agrícolas. Nós caminhamos para um grau de sofisticação em Goiás que, mesmo com área menor de terra do que Mato Grosso, teremos maior capacidade de produtividade”, completou o governador.

Com sede em Goiânia, a empresa foi fundada pelos empresários Olavo de Castro e José Vitti. Atualmente, é responsável pela gestão comercial de outras quatro: Goiás Cal, de propriedade de José Antônio Vitti; Jandaia Calcário, de Alcyr Mendonça Júnior; Calcário Ouro Branco, de Nilo Bernadino Gomes e Domingos Sávio Gomes, do Grupo Pirineus, fundada em 1994, com foco em produtos para correção de solo; e Mineração de Calcário Montividiu (Calbras), de Mário Reis.

Calcário

A Vitacal é responsável por todo processo comercial, prospecção de novos clientes e manutenção dos antigos; emissão de pedidos, recebimentos e cobranças. Hoje, emprega 700 trabalhadores e trabalhadoras de forma direta e cerca de 10 mil de maneira indireta.

“Nossa missão é oferecer calcário de qualidade, visando atender às necessidades dos clientes, mas principalmente ajudando a alimentar vidas. Queremos ampliar a confiança do agricultor em nossos produtos de forma responsável e nos consolidar como o maior representante de calcário do Centro-Oeste brasileiro”, explicou o gestor executivo da empresa, Carlos Bonifácio Guimarães.

O ex-titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), José Vitti, relembrou sua história no ramo e direcionou palavras de agradecimento ao governador. “Muita gente me conhece da vida pública, mas nasci dentro de uma indústria de calcário. Governador, você que tão bem representa o agronegócio, muito obrigado por ter vindo. Sabe o quanto te admiro, respeito e tenho orgulho de ter feito parte de sua equipe”, ressaltou.

“Tenho a honra de ser amigo deste grande líder ruralista que é Ronaldo Caiado, pessoa que sempre honrou Goiás, o Brasil e o setor produtivo rural pela sua honestidade e caráter”, disse o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale. “É o governador da responsabilidade. Ao lado do Legislativo, recuperou as finanças do Estado, hoje equilibrado e com condições de investimento”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Lissauer Vieira.

“Há semanas, viajei pelo interior de Goiás e me deparei com riquezas e coisas maravilhosas. Está de parabéns pela administração, exemplo para o Brasil”, enfatizou Domingos Sávio Gomes, da Calcário Ouro Branco.

Acompanharam o governador no evento, ainda, o senador da República por Goiás, Luiz do Carmo; os deputados federais Delegado Waldir e José Mário Schreiner; o deputado estadual Chico KGL; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago de Freitas Mendonça; o vice-prefeito de Rio Verde, Dannillo Pereira, além de lideranças do agronegócio, gestores de empresas, autoridades políticas e demais convidados.