“Ficará na história de Goiás e do Brasil”, diz presidente da Fundação Pio XII sobre o CORA

“Ficará na história de Goiás e do Brasil o que está sendo feito aqui hoje”, diz Henrique Prata sobre construção do CORA (Foto: Hegon Corrêa e Júnior Guimarães)

O empreendedor filantropo do setor de saúde brasileiro Henrique Duarte Prata, reconhecido por seu trabalho à frente da Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Amor, anteriormente denominado Hospital de Câncer de Barretos, esteve, nesta segunda-feira (13/02), no evento que marcou o lançamento das obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás – CORA, em Goiânia.

A Fundação Pio XII doou o projeto para execução da obra e integrará a gestão da unidade. No evento, Henrique Prata ressaltou que a unidade que começa a ser construída em Goiás será uma referência para Goiás e para o Brasil.

“No primeiro mandato, Caiado e Gracinha foram até Barretos e quase caíram para trás ao verem a ala infantil do Hospital de Amor. Ele disse que faria aqui. O CORA começa a existir a partir da ideia do governador, de fazer o sonho virar realidade. Ficará na história de Goiás e do Brasil o que está sendo feito aqui hoje”, pontuou.

Déficit de vagas

Prata lembrou que há no país um grande déficit de vagas para o tratamento do câncer em crianças e adolescentes e que obras como essa permitem que a população possa se tratar e ter uma chance de continuar vivendo. Segundo ele, cerca de 8,5 mil goianos se deslocam para Barretos em busca de tratamento para o câncer.

“Existem 14 mil casos novos de crianças com câncer no Brasil e só sete mil lugares. O governador, incomodado com isso, disse que iria atrás. Foi atrás do terreno primeiro, ganhou. Mas precisava ser reeleito para colocar o projeto em andamento. Aqui, teremos estrutura de cidade em torno desse projeto”, elogiou, e destacou os acordos jurídicos que Caiado conseguiu entabular com os poderes do Estado para que fosse possível a concretização do empreendimento.

“Caiado conseguiu arquitetar com os poderes um caminho que pode ditar todas as obras do país. Essa estrutura jurídica muda o conceito do Brasil. Aqui em Goiânia não vai ter brincadeira. A coisa vai estar funcionando daqui a 20 meses”, comemorou. A previsão refere-se ao início do funcionamento da ala pediátrica.

Estrutura

Com investimento de R$ 424,7 milhões de recursos do Tesouro Estadual, o novo hospital terá área total construída 44,7 mil metros quadrados e será erguido próximo à Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e à BR-153, em Goiânia. A unidade terá 148 leitos destinados à internação de pacientes adultos e pediátricos.

O hospital, que leva o nome de CORA em homenagem à sensibilidade e humanismo da poetisa goiana Cora Coralina, ofertará, na primeira etapa de funcionamento, tratamento oncológico especializado às crianças e adolescentes. Na segunda fase, ampliará o tratamento especializado a adultos.