Estado concentra serviços e consultorias na Tecnoshow Comigo

Programação do Governo de Goiás na Tecnoshow Comigo busca aproximação com produtores rurais e oferta de serviços (Foto: Divulgação Tecnoshow Comigo)

Governo de Goiás marcará presença na Tecnoshow Comigo 2023. Por meio dos diversos órgãos da gestão como a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), vão oferecer atendimentos diretos a produtores e empresários do agro, palestras, rodas de conversa, pesquisas e inovações para o setor agropecuário, entre outras atividades. O Estado terá ações durante todos os dias de feira, de 27 a 31 de março, no estande montado em conjunto com a Prefeitura de Rio Verde.

“A Tecnoshow Comigo é a principal feira de tecnologia rural do Centro-Oeste e uma das três maiores do Brasil. É uma oportunidade de ter contato direto com quem está na ponta, produtores, empresários, profissionais e líderes do setor”, ressalta o titular da Seapa, Tiago Mendonça.

“O governador Ronaldo Caiado deu demonstrações concretas de apoio ao agro goiano desde o primeiro dia da sua primeira gestão. Ele recriou a Seapa, lançou programas, distribuiu recursos e equipamentos, levou orientações técnicas, simplificou leis e lutou por mais crédito para o setor”, relembra.

Ações

Na segunda e terça-feira (27 e 28/03), a Seapa promoverá palestras sobre projetos públicos de irrigação e de fruticultura no Vão do Paranã. Também deverão ocorrer conversas e atendimentos sobre crédito rural, com apoio de parceiros como GoiásFomento, Sistema Faeg/Senar, Sebrae Goiás, Sicoob e Sicred.

Ainda na terça-feira, representantes da Seapa participarão do lançamento da Interleite Brasil 2023, evento que será realizado novamente em Goiânia. Na terça e na quarta-feira (29/03), haverá atividades sobre regularização e crédito fundiários.

Uma roda de conversa sobre bioinsumos será realizada na quinta-feira (30/03). O Conselho de Desenvolvimento do Estado fará reunião especial do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) na sexta-feira (31/03).

Experimentos agrícolas

A Emater terá um estande no Centro Tecnológico Comigo (CTC) voltado para a área de experimentos agrícolas. Serão apresentados resultados das pesquisas públicas que a Agência realiza, além de atendimentos técnicos aos participantes. Destaque neste ano para as demonstrações de horta suspensa e iniciativas de fruticultura, além do pequi sem espinhos, lançado em 2022, após mais de 20 anos de pesquisa em parceria com a Embrapa Cerrados.

“A Emater está presente na Tecnoshow desde sua primeira edição por reconhecer a importância desta feira para a agricultura nacional. Esta é uma oportunidade ímpar de aproximação junto ao produtor, para garantia da difusão tecnológica e consequente inclusão produtiva”, destaca Pedro Leonardo Rezende, presidente da Emater.

Em parceria, a Emater e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realizarão palestras técnicas no miniauditório do estande do Governo de Goiás.

Tecnoshow Comigo

Desde a edição de 2022 da Tecnoshow Comigo, Governo de Goiás e Prefeitura de Rio Verde formalizaram parceria e estão juntos na mesma estrutura na feira, em Rio Verde. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Rio Verde, Paulo Martins, destaca a relevância dessa participação conjunta.

“Afina as relações, as conversas e possibilita mostrar o que o Estado tem feito e também o que o município faz em relação ao acesso às linhas de crédito, assistência técnica, extensão rural. Então, a presença do Estado é a oportunidade de levar as políticas públicas para o público-alvo do evento, que são os produtores rurais”, informa.

Assunto: Governo de Goiás participa da Tecnoshow Comigo 2023

Quando: 27 a 31 de março de 2023 (segunda a sexta), das 8h às 18h

Onde: Centro Tecnológico Comigo (CTC) – Rio Verde (GO)

Confira a agenda da Seapa e parceiros durante a Tecnoshow Comigo:

Segunda-feira (27/03)

8h30 – Abertura da Tecnoshow Comigo

10 às 12 horas – Mesão de crédito GoiásFomento (Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)

14 às 16 horas – Reunião com prefeitos e lideranças regionais (Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)

14 às 17 horas – Palestras sobre crédito rural (Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)

15 às 16 horas – Apresentação do Programa Goiano de Inovação Tecnológica – PGTec/Secti (Miniauditório/Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)

16 às 17 horas — Palestra sobre “Projetos públicos de irrigação no Estado de Goiás” (Miniauditório/Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)

Terça-feira (28/03)