Daniel Vilela confirma viagem de comitiva goiana à China

Comitiva goiana formada para visitar a China terá apoio da embaixada chinesa (Foto: Jota Eurípedes)

Em busca de acordos e oportunidades de investimentos no setor de infraestrutura, de mobilidade, indústria, agricultura e energia renovável, o Governo de Goiás, por meio do vice-governador Daniel Vilela, inicia tratativas para formação de uma comitiva que vai visitar a China. Em uma reunião nesta terça-feira (02/05) com o embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao, foi garantido o interesse do Estado em ampliar as relações junto ao País, que é o maior parceiro comercial do Brasil.

Acompanhado do assessor especial de Relações Internacionais do Governo de Goiás, Giordano Sárvio, o vice-governador foi recebido na residência do embaixador chinês, em Brasília. A pauta foi centrada nas tratativas para formação de uma comitiva, encabeçada por Daniel Vilela e composta por executivos de empresas goianas e representantes dos poderes públicos estadual e municipais, para conhecer empreendimentos chineses.

Viagem em junho para a China

Daniel Vilela relatou ao embaixador Zhu que a comitiva se organiza para embarcar rumo à China ainda na primeira quinzena de junho. A proposta inicial é visitar empresas, parques tecnológicos e indústrias para propor cooperação nas áreas de alimentos, agricultura, farmacoquímico, automação, mobilidade, maquinários, equipamentos agrícolas, saúde e tecnologia.

“Goiás tem sinergia de negócios junto à China e por isso estamos planejando a viagem de uma comitiva goiana ao País, que atualmente é o maior parceiro comercial do Brasil”, explicou Daniel Vilela. “Nosso estado cresce acima da média nacional, somos também referência na agropecuária brasileira. É em razão disso que queremos intensificar e estabelecer uma relação mais próxima com a China”, completou.

Investimentos

O vice-governador relatou ao embaixador Zhu, que o governo estadual tem sido procurado por empresários chineses que têm planos de negócios em terras goianas e buscam parceria institucional com o poder público para viabilizar seus investimentos.

Daniel Vilela citou a reunião realizada há uma semana com a comitiva de executivos representantes da YTO Group Corporation – empresa que figura entre as maiores no mercado global de máquinas agrícolas e de construção – que planeja se instalar em Aparecida de Goiânia. O anúncio de que a cidade de Itumbiara irá sediar a Chint Power, maior empresa de energia do mundo, também foi mencionada.

Segundo Daniel Vilela, a visita da comitiva goiana à China tem o foco de atender as demandas dos empresários goianos que mantêm relações comerciais com empresas chinesas e precisam do apoio institucional, assim como mostrar as potencialidades do estado para viabilizar novos investimentos.

“Estamos em busca de soluções tecnológicas e empreendimentos que representem desenvolvimento. Temos na China o parceiro ideal”, afirmou.

Daniel Vilela explicou que a comitiva encabeçada por ele terá a tarefa de preparar a ida de uma missão comandada pelo governador Ronaldo Caiado, no segundo semestre deste ano.

“O governador Ronaldo Caiado quer ampliar as condições para que as empresas chinesas possam potencializar os negócios em nosso País. A ida dele será para estabelecer uma relação ainda mais profícua com Goiás.”

Vice-governador trabalha pela liberação das obras do Aeroporto de Jataí