Barragem do João Leite bate recorde de vertimento

Água do Ribeirão João Leite é utilizada para abastecer 64% de Goiânia e está chegando a Aparecida de Goiânia, conforme as obras do Sistema de Linhões avançam (Foto: Léo Iran)

A Barragem do Ribeirão João Leite registrou quase oito meses de vertimento ininterrupto – um total de 236 dias, de 19 de dezembro do ano passado a 12 de agosto deste ano. Este é o maior período registrado desde o primeiro vertimento de água sobre a barragem, em 2011.

O vertimento ocorre quando o nível da água ultrapassa a cota de 96%, referente a 749 metros, que corresponde à borda superior do vertedouro, projetado especificamente para este fim. A Barragem armazena 129 bilhões de litros de água e contribui para o abastecimento público de mais de 1,3 milhão de pessoas. A água do Ribeirão João Leite é utilizada para abastecer 64% de Goiânia e está chegando a Aparecida de Goiânia, conforme as obras do Sistema de Linhões avançam.

Obras e melhorias

A Saneago vem investindo em obras e melhorias operacionais, desde a captação de água nos mananciais até os hidrômetros dos clientes. A Companhia também atua fortemente no combate às perdas de água na distribuição, índice em que se posiciona como a melhor do País, com números atualizados de 25% em Goiás e de 16% em Goiânia – enquanto a média nacional é de 40%. E, menos água perdida na distribuição significa mais água na torneira dos usuários.

O recorde de vertimento mostra que os investimentos em recuperação das nascentes, conservação das matas ciliares e eficiência operacional trazem resultados benéficos, como um maior volume de água disponível na bacia por um maior período de tempo, mesmo na estiagem.

Embora seja apenas usuária da bacia, a Saneago entende a importância da preservação e da recuperação ambiental para garantir água em quantidade e qualidade para o abastecimento público. Por esse motivo, é parceira em diversas ações ambientais conjuntas com Semad, Seapa, Ministério Público, Prefeituras, produtores rurais, sociedade civil, entre outros, em 52 bacias hidrográficas.

Resultados

O resultado deste compromisso ambiental é visto também nos demais mananciais de abastecimento público. O Rio Meia Ponte, que abastece 36% da capital, está no melhor nível desde 2017. Em Anápolis, o principal manancial de abastecimento público é o Ribeirão Piancó, que está com a melhor vazão desde que iniciado o monitoramento, em 2021, entre diversos outros exemplos nos municípios onde a Saneago opera.

Mesmo com o cenário melhor do que nos últimos anos, o período de estiagem demanda cautela. A Saneago conta com a campanha – A Água é de Todos, A Responsabilidade Também – que visa alertar a população sobre o consumo consciente da água, bem como o cuidado com o meio ambiente. Com slogan – Todo Mundo Junto, Fechou? –, a campanha deste ano faz uma chamada para a Saneago e a população, juntas, contribuírem para o bom uso da água.