Agora Tem Especialista: Goiás já realizou mais de 5 mil procedimentos

Números foram apresentados durante visita técnica de equipe do Ministério da Saúde ao Crer e ao Cerof da UFG, ambos com atendimentos regulados pelo Estado (Foto: Marco Monteiro)

Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) revelam que o Estado já executou 5.444 Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) pelo Programa Agora Tem Especialista desde a implantação das atividades, em 2024. Nos últimos 20 dias, foram mais de 2,6 mil procedimentos feitos em 31 unidades sob gestão da SES-GO.

Os números foram apresentados durante visita técnica do Ministério da Saúde, realizada na última nesta sexta-feira (15/08), ao Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e ao Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof), da Universidade Federal de Goiás, ambos com regulação dos atendimentos pelo Estado.

Ação que integra a Política Nacional de Atenção Especializada (Pnaes), o Programa Agora Tem Especialista dá ênfase ao funcionamento e resultados da Atenção Ambulatorial Especializada, ampliando o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) às consultas ambulatoriais e aos exames especializados.

O paciente é encaminhado a um serviço de saúde que realiza as consultas e exames diagnósticos necessários num período de até 30 ou 60 dias, conforme a situação.

Ações do programa

Em Goiás, as ações do programa são facilitadas pela estrutura já construída desde o início da atual gestão estadual, atuando também com uma gama de especialistas em saúde nas seis policlínicas estaduais, distribuídas cinco macrorregiões do estado, bem como nos ambulatórios dos hospitais da rede própria e conveniada, a exemplo do próprio Cerof/UFG.

Segundo a superintendente de Regulação da SES-GO, Lorena Mota, o programa funciona em 31 unidades espalhadas por todo o Estado, incluindo hospitais e policlínicas.

“O objetivo é ampliar ainda mais esse acesso do paciente em tempo célere, seja em consultas, exames ou retorno na mesma semana ou até no mesmo dia”, afirmou.

Atualmente, as OCIs executadas em Goiás envolvem as áreas de ortopedia, cardiologia, ginecologia, oftalmologia, oncologia e otorrinolaringologia.

As filas de espera atuais de cada especialidade são avaliadas e aquelas identificadas no perfil de OCI são migradas para essa nova fila para agendamento e execução dentro do prazo estabelecido.

A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Amanda Limongi, ressaltou a qualidade do trabalho realizado pelo Crer que vai desde os atendimentos ambulatoriais até cirurgias de alta complexidade.

“O Crer foi uma das unidades piloto escolhidas para implantação do programa e temos visto o crescimento exponencial desses atendimentos no menor tempo possível”, acrescentou.

Desempenho de Goiás

O secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Júnior, que que esteve à frente das visitas técnicas, elogiou o desempenho de Goiás no Programa Agora Tem Especialista. Ele conheceu as dependências do Crer e do Cerof, além de assistir à apresentação dos números do programa executado nas duas unidades.

Segundo o secretário, Goiás é um dos pioneiros em muitos indicadores e já é considerado caso de sucesso.

“Isso é mérito de vocês e isso nos dá muito orgulho. Estaremos aqui, a cada 15 dias, para acompanhar o avanço das atividades.”, acrescentou.

O presidente do Cerof, Marcos Ávila, lembrou que a unidade passou a ter a regulação pela SES-GO há apenas um ano, e já colhe resultados. Hoje, são cerca de 540 atendimentos realizados diariamente pelo SUS.

“Mudou por completo e vamos aumentar esses números com implantação do Programa Agora Tem Especialista. Estamos muito empolgados”, completou.

Saiba mais

Tempo seco exige cuidados essenciais com a pele