Árvore da Vida fortalece vínculo entre mães e profissionais no Hemu

Com o objetivo de tornar o parto um momento ainda mais especial e acolhedor, o Hospital Estadual da Mulher (Hemu) adotou o projeto Árvore da Vida, desenvolvido pela Residência de Enfermagem Obstétrica. A iniciativa consiste na pintura artística da placenta após o nascimento, resultando em um carimbo simbólico que é entregue como lembrança às parturientes.
O projeto foi implantado em 2019 e se consolidou como uma ação que alia arte, ciência e humanização. A impressão da placenta, além de representar simbolicamente a árvore da vida, pela semelhança entre seus vasos sanguíneos e os galhos de uma árvore, também destaca a importância do respeito e da conexão emocional durante o nascimento.
“O carimbo da placenta é mais do que uma lembrança. É um gesto de reconhecimento da história daquela mulher e do nascimento do seu filho. É arte, cuidado e vínculo em um único momento”, explicou a coordenadora da Residência de Enfermagem do Hemu, Amanda Santos Fernandes.
Muitas mulheres reagem com surpresa e emoção ao receber o carimbo. Gratidão, sensibilidade, carinho e empatia são sentimentos frequentes relatados pelas mães ao visualizarem o registro do nascimento, o que torna a experiência ainda mais marcante e humanizada.
Além de encantar e emocionar, o Árvore da Vida também promove o fortalecimento da relação entre a paciente e a equipe de saúde, melhorando a comunicação e a confiança no atendimento. A ação contribui para o desenvolvimento técnico das residentes, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso institucional com práticas obstétricas baseadas na humanização e na valorização da mulher.
A diretora-geral do Hemu, Fernanda Krepker, comentou que o projeto é uma das expressões mais bonitas do compromisso da unidade do Governo de Goiás com a humanização. “Ele transforma um momento já especial em algo ainda mais profundo, criando um elo simbólico e afetivo entre a mulher e a experiência do parto”, afirmou.
O projeto conta com uma publicação científica disponível na revista Enfermagem em Foco (
Pereira dos Santos, Raiane Rayssa et al. Árvore da Vida: Projeto de Impressão Placentária em Maternidades Públicas Estaduais do Centro-Oeste. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 5, 2020.