Hemu celebra Método Canguru e Doação de Leite Materno
Ação contou com participação das palhaças do grupo voluntário Missão Sorriso, que visitaram setores da unidade divulgando a importância do leite materno para a saúde dos bebês (Foto: Marilane Correntino)
Reconhecido como referência no atendimento de média e alta complexidade para mães e bebês, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) realizou, na tarde da última quinta-feira (15/05), uma celebração especial em alusão ao Dia Mundial do Método Canguru, comemorado neste mesmo dia, e também ao Dia Mundial da Doação de Leite Materno, celebrado nesta segunda-feira (19/05).
O evento, realizado no auditório da unidade, contou com programação diversificada voltada tanto para os colaboradores e quanto para as mães atendidas pelo hospital.
Em um ambiente cuidadosamente decorado, o espaço ficou lotado de participantes interessados em conhecer mais sobre essas estratégias fundamentais para o desenvolvimento e a recuperação de recém-nascidos prematuros e de baixo peso.
A comemoração contou com a participação das palhaças doutoras do grupo voluntário Missão Sorriso, que alegraram as comemorações, e que passaram por diversos setores da unidade divulgando a importância do leite materno.
Hemu aplica Método Canguru desde o pré-natal até o acompanhamento ambulatorial, por meio de uma atuação integrada da equipe multiprofissional da unidade. Prática promove estabilidade térmica, redução do tempo de internação e melhora do vínculo afetivo entre mãe e bebê (Foto: SES-GO)
Método Canguru
A neonatologista da unidade, Daniella Portal, destacou os benefícios do Método Canguru, prática baseada no contato pele a pele entre mãe e bebê, que promove estabilidade térmica, redução do tempo de internação, melhora do vínculo afetivo e incentivo ao aleitamento materno exclusivo.
Segundo ela, o Hemu aplica o método desde o pré-natal até o acompanhamento ambulatorial, por meio de uma atuação integrada da equipe multiprofissional.
“Aqui, cerca de 900 bebês são beneficiados por ano com o método, que envolve cuidados individualizados, estímulo à posição canguru, cuidado progressivo e a transição da assistência para a família”, explicou.
Este ano, até final de abril, o BLH do Hemu recebeu 601 litros de leite materno (Foto: SEs-GO)
Banco de Leite Humano
A coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da unidade, Renata Leles, reforçou a importância da doação de leite materno. Ela lembrou que o alimento, insubstituível, desempenha papel essencial na proteção imunológica, no desenvolvimento afetivo e no crescimento saudável do bebê.
“O leite doado salva vidas. Ele é destinado principalmente aos bebês prematuros internados na UTI Neonatal que, por alguma razão, não podem receber o leite de suas próprias mães”, afirmou.
Juliana Marques, mãe de uma bebê internada na UTI Neonatal e beneficiada com a doação de leite, emocionou-se ao dar seu depoimento.
“Foi muito gratificante. Eu cheguei aqui no hospital e tive um apoio psicológico muito grande. Aqui, eu tive esse amparo dos profissionais. As enfermeiras me explicam todos os procedimentos que estão fazendo na minha filha”.
“Gostei muito também do leite materno que o hospital oferece. Achei uma atitude muito bonita. o hospital fornece leite para quem não tem leite. Estão salvando vidas, e tenho muita gratidão às mães doadoras. Que elas continuem fazendo esse lindo trabalho, de salvar vidas”, pontuou.
As mães doadoras receberam certificados de honra ao mérito, simbolizando o agradecimento da instituição pela generosidade dessas doadoras.
Este ano, até final de abril, o BLH do Hemu recebeu 601 litros de leite materno.
Doação de leite materno
As mães interessadas em doar leite materno podem ligar ou enviar mensagem para o número (62) 3956-2921 para receber as informações necessárias e solicitar a coleta em domicílio.
O banco, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, fornece os frascos esterilizados adequados para doação, além de cuidar de todo transporte do leite fornecido.
O incentivo ao aleitamento materno e a consolidação do Método Canguru fazem parte da rotina da unidade, que acredita no protagonismo da mãe e da família no processo de cuidado com o bebê.