Crer é referência em cirurgias de escoliose em Goiás

Silvana Veiga observa a filha, Sofya, após a cirurgia: “O atendimento aqui sempre foi ótimo, nota mil" (Foto: Thalita Braga)

O relógio marcava 9 horas na manhã de quinta-feira, 20 de abril, quando uma equipe médica e multiprofissional se preparava para que mais uma vida pudesse ser transformada no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), com a realização de cirurgia de escoliose

No centro cirúrgico da unidade do Governo de Goiás, o cirurgião de coluna do Crer Murilo Daher conduzia a operação da paciente Sofya Gabrielly Veiga, de 10 anos, que desde o nascimento era assistida devido a malformações ósseas e uma escoliose na coluna cervical. 

Cirurgias de escoliose

No quarto 36 da enfermaria, a mãe da paciente, Silvana Veiga, aguardava ansiosa a realização da cirurgia, lembrando a trajetória da filha durante os últimos dez anos no Crer.

“A Sofya nasceu sem os braços e os ossos do fêmur (osso da coxa) e, com o tempo, ela também apresentou um quadro de escoliose, mas desde o seu nascimento, ela vem sendo acompanhada pelos profissionais do Crer.” 

Ela afirma que a assistência da unidade fez toda a diferença na vida da Sofya. “O atendimento aqui sempre foi ótimo, nota mil mesmo, desde o início até hoje. São profissionais que pensam tanto no paciente, como no acompanhante, que faz a gente sentir verdadeiramente acolhidos”, disse. 

Mais de três horas de cirurgia separaram mãe e filha, mas o reencontro foi cheio de emoção. Silvana fez questão de agradecer toda a equipe médica e multiprofissional do Crer por permitir à Sofya vida nova. Sem dor e sem lágrimas. “Agora, o que eu sinto é uma gratidão muito grande pela realização da cirurgia da Sofya. Estou muito feliz de saber que a minha filha terá mais qualidade de vida daqui para frente”, destaca Silvana. 

Sofya recebeu alta no domingo, 23 de abril, e já está se recuperando em casa com a família. A partir de agora, a paciente segue acompanhada pela equipe médica e multiprofissional do Crer. 

Cuidando de vidas

Referência no atendimento de ortopedia em Goiás, o Crer é o único hospital do Governo de Goiás a realizar cirurgias de escoliose pelo Sistema Único de Saúde em Goiás (SUS). Segundo o cirurgião Murilo Daher, a escoliose é uma deformidade tridimensional da coluna vertebral que tem diversas causas, e a mais frequente é a escoliose idiopática, que é quando ela não tem uma causa aparente.

“Hoje nós sabemos que é um defeito multigênico, ou seja, diversos genes que levam ao aparecimento da escoliose idiopática. Já fatores ambientais, como postura, não causam escoliose. Existem causas que são sindrômicas, ou seja, que acompanham algumas síndromes. A Sofya tem uma síndrome que se caracteriza pela agenesia, ou seja, por não ter alguns membros, o que a deixou mais predisposta a ter escoliose.” 

O médico explica que também existem escolioses neuromusculares que acompanham doenças como paralisia cerebral, a mielomeningocele, e que são bem frequentes nos pacientes do Crer.

“A escoliose é uma deformidade importante da coluna vertebral que leva a uma série de repercussões. Porque, como você deforma a coluna, pode deformar também o tronco, levando a deformidades tanto da caixa torácica quanto da cavidade abdominal. Então é uma doença que, além das questões óbvias, estéticas, leva também a uma série de repercussões para a vida desse paciente, inclusive repercussões funcionais, como a piora da capacidade funcional, e até a morte precoce desse paciente”, pontua Daher.

Tratamento

Murilo explica que nem sempre o tratamento da escoliose é cirúrgico, mas que, quando o é, são cirurgias geralmente de alta complexidade que envolvem uma equipe multiprofissional capacitada.

“São cirurgias de grande porte, de alta complexidade. Desta forma, nós precisamos de muita gente envolvida não só no tratamento cirúrgico desses pacientes, mas na avaliação pré-operatória e nos cuidados pós-operatórios também.” 

O cirurgião destaca que o Crer é o único hospital do Estado que realiza cirurgias de escoliose pelo SUS. “Por se tratar de cirurgias de alta complexidade, isso gera um problema sério, que são filas de espera não só aqui, mas no país inteiro. Hoje existem iniciativas justamente para tentar minimizar isso. Uma delas é o projeto filantrópico chamado Mude a Curva, do qual eu faço parte, e que a gente tenta operar crianças de forma filantrópica em todo o Brasil.”  Em dezembro de 2022, o projeto Mude a Curva realizou 20 cirurgias de escoliose no Crer. 

Reabilitação e fisioterapia

O médico esclarece que, para os pacientes que passam pela cirurgia, após a recuperação, é iniciado o processo de reabilitação e fisioterapia. “Nós continuamos acompanhando esse paciente por toda a vida porque, durante a cirurgia, nós colocamos implantes na coluna dele, e é preciso saber se essa coluna que foi corrigida realmente se tornará estável e que a doença não progrida novamente”, pontua Murilo. 

O Crer é uma unidade regulada pelo Complexo Regulador Estadual da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Dessa forma, para obter o atendimento no hospital, é necessário que o paciente busque, primeiramente, uma unidade básica de saúde, para ser avaliado e encaminhado para o tratamento.

Thalita Braga (texto e foto)/Agir

Mutirão de Escoliose do Crer transforma a vida de 20 pacientes

Crer muda vida de pacientes com cirurgia ortognática