Fapeg celebra iniciativas que fortalecem a gestão pública e inovação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) realizou a edição 2025 do Boas Práticas Fapeg, no Hub Goiás, no Setor Leste Universitário. O evento reuniu colaboradores, diretores e gerentes da Fapeg, além de representantes da Secretaria de Administração (Sead).
Nesta terceira edição, a iniciativa se consolida como uma ferramenta estratégica de gestão do conhecimento na Fapeg. O Boas Práticas identifica, compartilha, reconhece e propõe ações inovadoras desenvolvidas pelos diversos setores da Fundação, promovendo a integração das equipes e estimulando uma cultura de eficiência, aprendizado e colaboração.
Ao disseminar essas experiências, a Fapeg fortalece seus processos internos, aprimora a comunicação e amplia os resultados que impactam diretamente o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação em Goiás.
Durante o encontro, foram apresentadas propostas e experiências bem-sucedidas que servem de inspiração para outras áreas da instituição como forma de consolidar a cultura de inovação, aprendizado contínuo e gestão colaborativa.
Compromisso com a inovação
O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, abriu o evento destacando a importância da iniciativa. Segundo ele, o Boas Práticas vai além do aperfeiçoamento da rotina institucional, gerando benefícios diretos para o público atendido pela Fapeg — os pesquisadores e agentes de inovação do Estado.
“Este é um momento de celebrar conquistas e reafirmar nosso compromisso com a inovação, a eficiência e a valorização do capital humano, pilares fundamentais para o avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação em Goiás”, afirmou Arriel.
O presidente também convidou os colaboradores a participarem das atividades do 70º Fórum do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), que será realizado em dezembro, em Goiânia.

Reconhecimento da Sead
O superintendente de Inovação da Sead, Daniel Santana, parabenizou a Fapeg pela iniciativa e pelas propostas apresentadas, ressaltando a simplicidade e a efetividade das soluções e propostas compartilhadas. “A simplicidade é a máxima da sofisticação”, destacou.
O gerente de Inovação e Projetos de Gestão, Ricardo Castelo Branco, elogiou o engajamento dos servidores e reforçou que “a Fapeg é um dos órgãos mais inovadores do Estado, e inovação se faz com pessoas e ideias simples que geram bons resultados. A Fapeg tem demonstrado maturidade ao inovar”.
Já o gerente de Inovação Aberta, Ricardo Vilaverde, destacou a relevância da participação da alta gestão em todas as etapas da iniciativa e colocou sua equipe à disposição para futuras parcerias. Segundo ele, “a inovação não precisa ser complexa, mas deve entregar eficiência, eficácia e produtividade — e a Fapeg tem alcançado isso com sucesso”.
Ações inovadoras em prática
Vários departamentos da Fapeg apresentaram projetos e práticas que já vêm gerando resultados expressivos, como:
- SharePoint na Gerência de Inovação, otimizando a gestão do conhecimento;
- Inserção de áudios dos editais no site da Fapeg, gerados por IA, ampliando a acessibilidade;
- Criação, treinamento e uso de agente de IA para suporte interno;
- Projeto Destino Certo, que garante o descarte sustentável de móveis e equipamentos;
- Programa ESG Fapeg, incorporando práticas de sustentabilidade e governança;
- Gestão integrada do Cartão BB Pesquisa como inovação para a governança do fomento científico;
- Desenvolve Fapeg para elaboração de um sistema de gestão de capacitações e competências dos colaboradores;
- Simplificação de exigências para bolsistas, reduzindo burocracias e mantendo segurança jurídica;
- Ações de diversidade, equidade e inclusão.
Novas propostas
Entre as propostas com potencial de implantação, destacam-se:
- Aplicação de ferramentas computacionais para aprimorar o atendimento e a comunicação institucional com o público externo;
- Fapeg Inteligente, com formalização automatizada de reuniões via Teams e IA, incluindo transcrição e geração de documentos para fortalecer a memória organizacional;
- Implementação de um sistema de Governança e Gestão de Projetos, inspirado no modelo do Escritório Central de Projetos da SGG e alinhado às diretrizes da Rede de Gestão de Projetos do Estado de Goiás.
Valorização das equipes
Os diretores Lorena Peixoto (Gestão Integrada), Cláudio Leles (Científico e de Inovação) e Vanderlei Cassiano (Programas e Monitoramento) agradeceram a parceria das equipes e destacaram o talento, a dedicação e a competência dos colaboradores da Fapeg.
“A Fapeg tem ferramentas, recursos e, principalmente, uma equipe comprometida. Graças a esse esforço coletivo, a Fundação tem conseguido cumprir sua execução orçamentária e ampliar os investimentos em ciência e inovação no Estado de Goiás”, destacou Cláudio Leles.



