Investimentos garantem infraestrutura das escolas estaduais

Programas como o Reformar Goiás e o Equipar permitiram que os gestores investissem na execução de pequenos reparos estruturais e na contratação de serviços de manutenção (Foto: Seduc)

Dados do Censo Escolar 2022 apontam que, atualmente, todas as escolas estaduais de Goiás contam com água potável e energia elétrica. Além disso, contrapondo os resultados registrados em 2018, todas as unidades da rede pública estadual de Educação têm espaços escolares essenciais, como cozinha e banheiro.

A realidade é fruto do esforço do Governo de Goiás que, nos últimos quatro anos, tem investido na criação de programas que priorizem a infraestrutura das unidades escolares.

Ao promoverem a descentralização do repasse de recursos, os programas Reformar Goiás e o Equipar permitiram que os gestores investissem na execução de pequenos reparos estruturais e na contratação de serviços de manutenção.

Reformar Goiás

Lançado em 2019, o programa Reformar Goiás (Recurso Estadual de Fomento, Organização, Reforma, Modernização e Adequação da Rede) previa, inicialmente, o repasse de recursos para a manutenção predial e para a realização de pequenos reparos na estrutura física das 1000 unidades da rede estadual de Educação.

A primeira etapa do Reformar resultou na padronização das pinturas interna e externa das escolas, manutenção das partes hidráulica e elétrica, substituição de portas, portões e janelas, e na realização de pequenos consertos nos ambientes escolares.

O sucesso dessa primeira etapa resultou no lançamento de outras três etapas do programa. A segunda etapa, lançada em 2020, priorizou a realização de pequenas obras em cozinhas e banheiros. A terceira etapa, por sua vez, consistiu no repasse de R$ 100 mil para que cada escola investisse na instalação de poços artesianos e na adequação dos espaços aos serviços de acessibilidade e combate a incêndios.

Já o Reformar 4, anunciado pelo Governo de Goiás em junho do ano passado, permitiu que as unidades escolares regulares e de tempo integral promovessem reparos na parte elétrica, iluminação, banheiros e portões, além de adequações nas cozinhas e na acessibilidade.

 “O que me alegra hoje é que, em todos os lugares que vou, em todos os extremos de Goiás, as escolas são bem tratadas”, celebrou o governador Ronaldo Caiado à época do lançamento da quarta etapa do programa.

Equipar Goiás

Em 2020, o Governo de Goiás lançou também o programa Equipar. O programa disponibilizou recursos para que as unidades adquirissem, de forma direta e sem burocracia, móveis e equipamentos como fogões e computadores. O objetivo era acelerar o processo de compra e atender necessidades específicas de cada escola.

Inicialmente, o Equipar atendeu os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis). Em 2021, no entanto, o programa foi estendido a todas as escolas da rede estadual.

No ano passado, R$ 34 milhões foram repassados para os Conselhos Escolares. O valor é para investimento em videomonitoramento e segurança, além de melhorias em materiais e equipamentos das escolas.

Saiba mais

Educação: garantir avanços na aprendizagem é o principal foco para 2023