Número de municípios com caminhões compactadores de lixo cresce 82,6%

Número de municípios que conta com caminhões compactadores de lixo para coleta convencional de resíduos sólidos urbanos cresceu 82,6% desde 2017 em Goiás (Foto: Semad-GO)

O número de municípios que conta com caminhões compactadores de lixo para coleta convencional de resíduos sólidos urbanos cresceu 82,6% desde 2017 em Goiás. É o que mostra um estudo divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), no dia 1º de agosto deste ano.

São números que constam no relatório de monitoramento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (Pers), disponível no site da Semad.

O Pers é um documento que foi produzido entre os anos de 2015 e 2016 e publicado em 2017 com metas, diretrizes e objetivos a serem alcançados, e que pauta o trabalho da secretaria nessa área. Entre o segundo semestre de 2023 e o início de 2024, a Semad buscou representantes dos municípios para construir um diagnóstico atualizado.

“Veículos apropriados, como os compactadores, evitam que o chorume, líquido proveniente da decomposição da matéria orgânica, escorra nas ruas. Além disso, a compactação permite o transporte de um maior volume de resíduos, aumentando a eficiência do processo”, explica a secretária Andréa Vulcanis.

Outros 16% responderam que têm basculante, 3% têm carreta ou trator, 8,3% têm carroceria e 1% afirma ter outro tipo de veículo para função.

Ainda de acordo com o relatório:

• 148 municípios dizem fazer a coleta convencional todos os dias, exceto domingos e feriados (60%);
  • 49 dizem fazer três vezes por semana (20%);
  • 29 não responderam (12%);
  • 10 disseram fazer de uma a duas vezes por semana (4%)
  • e 10 fazem todos os dias, inclusive domingos e feriados (4%).

Outro dado importante é que 81,7% dos municípios atendem pelo menos 90% da população com o serviço.

Dos 230 municípios que responderam ao questionário:

• 177 tem prestação de serviço feita pela prefeitura
  • e 53 por empresa contratada.

Em comparação aos dados apresentados em 2017, indica uma redução de 8,9% na participação das prefeituras.

Como foi feito o relatório

O relatório de monitoramento do Pers foi construído com base em dados primários, repassados pelas prefeituras por meio de questionários aplicados pela Semad e dados secundários, colhidos em documentos oficiais publicados por instituições envolvidas na temática como:

• Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe),
  • IBGE,
  • Instituto Mauro Borges (IMB),
  • Sistema Nacional de Informações sobre Resíduos Sólidos (Sinir)
  • e UFG.

O questionário era formado por 67 perguntas, que contemplavam informações sobre a coleta convencional, coleta seletiva, volume de resíduos coletados, existência de centros de triagem, de organizações de catadores, entre outras.

Cartilha de pesca: saiba como ser um pescador que respeita o meio ambiente

Cooperativas de catadores avançam 58,9% em Goiás desde 2015

Despoluição de rios: Semadcast explica como é possível

Governo de Goiás e municípios trabalham juntos pelo fim dos lixões