Queijaria artesanal goiana investe em produção com leite A2

Habilitação concedida pelo Mapa e inspecionada pela Agrodefesa, o reconhecimento de um produto artesanal pelo Selo Arte vai além das garantias de qualidade, originalidade e regionalidade de um produto, como também abre portas para que sua comercialização seja feita por todo território nacional (Fotos: Maria Antonieta Toledo/Comset Agrodefesa)

O cenário de produção artesanal de queijo em Goiás ganha novos contornos com a conquista do Selo Arte e de Queijo Artesanal pelas queijarias regionais.

Habilitação concedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e inspecionada pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), o reconhecimento de um produto artesanal pelo Selo Arte vai além das garantias de qualidade, originalidade e regionalidade daquela receita, como também abre as portas para sua comercialização em todo o território nacional.

Hoje, estão devidamente homologadas na Agrodefesa, e acompanhadas periodicamente, cerca de 12 queijarias artesanais goianas, dedicadas a produzir receitas originais que estão ganhando os paladares mais exigentes pelo país afora.

Conheça a seguir um pouco da história de uma dessas queijarias que têm contribuído com boas práticas agropecuárias e de fabricação artesanal, e alçado o nome de Goiás a patamares mais elevados quando o assunto é queijo.

Queijaria goiana investe em produção com leite A2
Atualmente, a queijaria processa 450 litros de leite por mês, tendo capacidade para chegar a 700 litros. Lá, são produzidos quatro tipos de queijo, sendo dois zero lactose e que têm sido o carro-chefe da empresa artesanal (Fotos: Maria Antonieta Toledo/Comset Agrodefesa)

Produção diferenciada

Em uma propriedade na zona rural de Alexânia, distante 120 quilômetros da capital goiana, o casal Vitório e Noélia de Ângelo Oliveira Beltran, empresários do ramo de itens cirúrgicos, resolveram se dedicar a um segundo empreendimento: o de produção de queijos artesanais.

Tudo começou pela paixão de Vitório pela produção de leite. Interessado em montar o melhor rebanho, ele foi aconselhado por amigos pecuaristas a investir em vacas geneticamente modificadas para produzir leite A2.

Esse diferencial, marcado pela presença da proteína caseína A2, resulta em um leite de digestibilidade mais leve, indicado a pessoas com sensibilidade no sistema digestivo ao ingerir leite de vaca.

Escolhido o rebanho de vacas girolando e gir, foi o momento de iniciar a montagem da queijaria que, num primeiro momento foi feita de forma mais simples. Mas foi ao descobrir sobre a certificação do Selo Arte e todas as vantagens de abertura de mercado que ele oferecia, que o casal buscou junto à Agrodefesa as orientações necessárias para conquistar a certificação.

Queijaria goiana investe em produção com leite A2
Interessados em montar o melhor rebanho, proprietários foram aconselhados a investir em vacas geneticamente modificadas para produzir leite A2. Atualmente trabalham com rebanho de vacas girolando e gir (Fotos: Maria Antonieta Toledo/Comset Agrodefesa)

“Vitório sempre almejou o melhor em cada um de nossos empreendimentos, e com a queijaria não tem sido diferente”, refletiu Noélia.

Contando com apoio e orientação de uma profissional da engenharia de alimentação, o casal contratou um engenheiro para conduzir a adequação da queijaria aos moldes de um empreendimento certificado pela Agrodefesa.

Além das adaptações estruturais, também foram assimilados processos produtivos que ampliaram a sanidade no ato da fabricação.

“Abrir mercado para o nosso produto foi muito importante. Hoje temos tanto a certificação do leite A2 sendo os primeiros do Centro-Oeste a produzir com essa certificação, como também a certificação do Selo Arte, o que permitiu que nosso produto tivesse as portas abertas para todo o Brasil”, avalia.

Atualmente, a Queijaria Lininho processa 450 litros de leite por mês, tendo capacidade para chegar a 700 litros. Lá, são produzidos quatro tipos de queijo, sendo dois zero lactose e que tem sido o carro-chefe da empresa artesanal. Apesar de terem apenas dois anos de plena produção, os queijos Lininho já chegaram a empórios de São Paulo, Salvador, Pernambuco, Maceió, além de Goiânia, Anápolis e Brasília.

Projeto Defensores Mirins leva ações da Agrodefesa ao público infantil

Agrodefesa intensifica controle e erradicação de praga em citros

Municípios goianos contam com a Agrodefesa para segurança dos rebanhos e produções