HDT completa 48 anos de cuidado à população

HDT é especialista no tratamento de doenças como HIV/aids, tuberculose, meningite, hepatites, tétano e acidentes com animais peçonhentos (Foto: SES)

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), em Goiânia, completou, em janeiro, 48 anos. Referência no atendimento de média e alta complexidades, a unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é especialista no tratamento de doenças como HIV/aids, tuberculose, meningite, hepatites, tétano e acidentes com animais peçonhentos.

Com 118 leitos, o hospital realizou mais de 50 mil atendimentos em 2024, incluindo internações, consultas ambulatoriais e atendimentos de urgência e emergência. E, para celebrar esta importante trajetória, promoveu uma programação especial para colaboradores e pacientes.

Excelência no atendimento

O HDT se destaca pela excelência no atendimento, sendo o primeiro e único hospital especializado em infectologia na América Latina a conquistar o selo ONA 3 – Acreditado com Excelência, certificação máxima concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Além disso, foi reconhecido pela Anvisa como um dos hospitais de Alta Conformidade em Segurança do Paciente. Fundado em 1977 para combater uma epidemia de doenças meningocócicas, tornou-se um marco no enfrentamento de doenças infecciosas e dermatológicas, muitas vezes desconhecidas e estigmatizadas.

Outro diferencial do HDT é o compromisso com a humanização. A unidade foi vencedora do Concurso Somos parte do SUS que dá certo, promovido pelo Ministério da Saúde, e recebeu o título de Número 1 em Humanização, durante a Semana Nacional de Humanização, em 2013.

O trabalho resultou na produção do documentário Humanização– SUS– HDT: Humanização Contagiante, que percorreu o Brasil promovendo boas práticas de acolhimento e cuidado centrado no paciente.

No campo acadêmico, o HDT se destaca como hospital-escola, oferecendo programas de residência médica e multiprofissional, além de atuar como campo de estágio para diversas áreas da saúde.

Com 75 estudos científicos em andamento, reafirma seu compromisso com a inovação e o avanço da medicina. Um exemplo recente é sua participação em um estudo internacional com o Instituto Pasteur, que trouxe avanços no diagnóstico e tratamento da histoplasmose disseminada em pessoas vivendo com HIV.

A pesquisa demonstrou a eficiência da técnica RT-qPCR na identificação precoce da doença, possibilitando tratamentos mais eficazes e reduzindo o tempo de internação.

“Celebrar 48 anos do HDT é reconhecer uma trajetória de compromisso, inovação e, sobretudo, de cuidado com a vida. Seguimos firmes em nossa missão de oferecer uma assistência digna à população que tanto precisa e merece”, pontua o diretor executivo da unidade, Antônio Jorge.