Bioinsumos e vacinas são destaques de novo episódio do Rádio Agrodefesa

Programa pode ser ouvido gratuitamente via internet e tambéem na Rádio Ceasa, dentro das Centrais de Abastecimento de Goiás (Imagem: Divulgação)

O trabalho de atualização do Programa Estadual de Bioinsumos e a celebração de um ano do reconhecimento oficial do estado de Goiás como livre de febre aftosa sem vacinação são temas que integram a 4ª edição do Rádio Agrodefesa, programa disponível ao público a partir desta quinta-feira (27/03).

Para acompanhar toda a programação é só acessar a nova edição, gratuitamente, por meio da plataforma on-line Spotify, pelo endereço: https://open.spotify.com/episode/6LVCPWNUIk8QEIeCMyvMbd.

Idealizado e produzido pela Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), o programa vai ao ar a cada 15 dias, sempre com temáticas diferentes ligadas à defesa agropecuária.

Nesta quarta edição, o Rádio Agrodefesa traz também informações sobre fiscalizações realizadas em Anápolis, que resultaram no fechamento de abatedouro clandestino suspeito de processar carne de cavalo e uma fábrica de produtos cárneos, também clandestina, para onde o material era enviado.

Ainda, a edição traz a participação da Agrodefesa na Expopec Experience 2025, no município de Porangatu, no quadro Giro pelas Regionais; além de mais detalhes em relação às vacinas obrigatórias para os rebanhos goianos, no Agrodefesa Explica.

Segundo equipe de comunicação da Agência, todos os assuntos são pensados estrategicamente para proporcionar maior conhecimento sobre temas que integram a rotina da Agrodefesa, como sanidade animal e vegetal, inspeção, educação sanitária e fiscalização, e que direta ou indiretamente impactam a vida da população.

“É importante que a sociedade entenda que para ter um alimento seguro e de qualidade à mesa é necessário o trabalho dos profissionais da Agrodefesa. Isso que buscamos alertar e orientar por meio da Rádio Agrodefesa”, esclarece o chefe de Comunicação da Agência, Fernando Dantas.

Novidade

A partir desta quarta edição, o Rádio Agrodefesa passa a ter uma nova parceria. O programa será veiculado também na programação da Rádio Ceasa, que está dentro das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás), com programa ao vivo das 6 às 12 horas, exceto às quartas e domingos.

No local, são 200 caixas de som distribuídas estrategicamente em todo espaço físico do complexo, atingindo um público de 15 mil pessoas por dia. Além disso, é possível acompanhar a rádio por meio do site: www.radioceasa.com.br.

A emissora é dirigida por Thalita de Sousa Menezes, que também é apresentadora, junto com o apresentador Sérgio Café.  

Programação da 4ª edição

– Programa Estadual de Bioinsumos: A repórter Janda Nayara traz detalhes sobre o trabalho de atualização da legislação estadual, criada em 2021 pelo Governo de Goiás e que é pioneira no País. Agora, um grupo vai revisar o programa, especialmente em relação à defesa agropecuária.

As informações estão no quadro Agrodefesa em Ação, com entrevistas do diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Rafael Vieira, e do assessor técnico da Diretoria, Leonardo Macedo.

– Goiás celebra um ano do reconhecimento oficial como livre de febre aftosa sem vacinação: O repórter Renan Rigo aborda o reconhecimento nacional conquistado pelo Estado e como foi o trabalho desenvolvido pela Agência, produtores e entidades do setor para alcançar esse resultado.

O foco agora é o reconhecimento internacional, que deve ser anunciado em maio, em solenidade que será realizada na Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em Paris, na França.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, dá mais detalhes sobre a atuação da Agência e a importância dos reconhecimentos nacional e internacional para a pecuária goiana.

– Giro pelas Regionais: São destaques as fiscalizações realizadas em Anápolis, pela Unidade Regional Rio das Antas, que resultaram no fechamento de abatedouro clandestino suspeito de processar carne de cavalo e de uma fábrica clandestina de produtos cárneos, e a participação de fiscais da Unidade Regional Rio do Ouro da Agrodefesa na Expopec 2025, em Porangatu.

– Agrodefesa Explica: a fiscal estadual agropecuário da Gerência de Sanidade Animal, Sivane Dorneles, tira dúvidas sobre questões ligadas à vacinação de herbívoros e alerta sobre a importância da imunização dos rebanhos em Goiás.

Ficha técnica

4ª edição do Rádio Agrodefesa
Apresentação: Fernando Dantas
Reportagens: Janda Nayara e Renan Rigo
Edição: Renan Rigo
Design: Hellian Patrick
Episódio: https://open.spotify.com/episode/6LVCPWNUIk8QEIeCMyvMbd

Saiba mais

Agrodefesa reforça vigilância para evitar mosca-da-carambola em Goiás

Agrodefesa marca presença na Expopec Experience 2025, em Porangatu