Jornal do Campo grava na Emater, episódio sobre planta ora-pro-nóbis
A série Medicinais, Aromáticas e Saborosas, produzida pelo Jornal do Campo, exibiu no último domingo (10) um episódio sobre as propriedades do ora-pro-nóbis, uma planta alimentícia não convencional (Panc), nativa das Américas e abundante em solo brasileiro. O programa foi gravado no Horto de Plantas Bioativas da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).
Para falar sobre o assunto, a equipe de reportagem entrevistou a pesquisadora da instituição, Cristiane Rachel de Paiva Felipe. De acordo com ela, o ora-pro-nóbis é muito rico em proteína e bastante resistente a pragas e doenças. “Tem uma capacidade adaptativa muito boa. Mas é sempre bom, quando pensamos em cultivo comercial, procurar um engenheiro agrônomo para fazer uma boa recomendação de tratos culturais”, atentou.
A edição também mostrou como preparar omelete recheado com a planta, querida entre adeptos do vegetarianismo. O passo a passo da receita foi ensinado pela extensionista da Emater Neurileide Leão. Com poucos ingredientes, o prato leva ovos, cenoura e queijo.
Horto de Plantas Bioativas
O Horto de Plantas Bioativas fica na Estação Experimental Nativas do Cerrado, dentro do Complexo de Inovação Rural, estrutura que abriga a sede da Emater. O local conta com uma área de 4.350 m², composta por mais de 100 espécies de plantas medicinais, condimentares, aromáticas e Pancs.