Dia Mundial do Diabetes tem programação especial

O HGG é a única unidade de saúde do Estado a contar com um espaço próprio para o atendimento para a doença, o Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead) Texto: Pablo Santos/Idetch    

No domingo, dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes e o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG terá uma programação especial no dia 11, quinta-feira, com a ação Dia D do Diabetes, para ampliar a conscientização sobre a doença. O Hospital é a única unidade de saúde do Estado a contar com um espaço próprio para o atendimento para a doença, o Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead). 

O Cead conta com serviços multidisciplinares que vão além do atendimento médico, como nutrição, psicologia, enfermagem, serviço social, fisioterapia e podologia. “A ação é importante para desmistificar a doença proporcionar melhor qualidade de vida, através de orientações e incentivos para adesão do pacientes ao tratamento, diz a gerente do Cead, Cristina Pereira.

A programação que será oferecida aos pacientes contempla um circuito de quatro atividades, sendo a primeira delas a demonstração de preparo e degustação de alimentos dentro da Cozinha Experimental, estrutura montada na unidade para incentivar que os pacientes produzam sua própria alimentação, com receitas criativas, baratas e que se enquadrem dentro da dieta que deve ser seguida para controle da doença.

Após a cozinha experimental, um momento de descontração e dança, de modo a produzir relaxamento e descontração, no auditório no Cead. O combate ao estresse também é fundamental ao êxito do tratamento de diabetes. Após a dança, exercícios de fisioterapia, com os pacientes fazendo alongamento e dinâmica de conhecimento sobre o diabetes.

Para finalizar, será realizada uma dinâmica com a equipe da psicologia. Cada atividade contará com, no máximo, dez pacientes, respeitando o distanciamento necessário devido à pandemia, assim como as medidas sanitárias necessárias, como o uso de máscara e a aplicação de álcool em gel.

Colaboradores

Já para os colaboradores de todo o hospital, o Cead, em parceria com o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), realizará uma ação de prevenção ao diabetes na terça-feira, 9, com o monitoramento de glicemia e orientação com a equipe de endocrinologia para os que apresentarem alteração no teste glicêmico.